3 técnicas eficazes para aliviar a preocupação excessiva

Você se preocupa com TUDO? Veja essas técnicas.

2,294 views   |   5 shares
  • Preocupação é um dos sentimentos mais democráticos que existe. Está ao alcance de todos e todos podem ter. Geralmente vem por grandes problemas, pequenos problemas, medos, sensações físicas e às vezes por nada. Preocupação é um hábito e nem precisa se estar doente ou com qualquer outra dor física ou emocional para que ela surja.

  • Você não precisa estar doente ou com dor para que a preocupação surja - e o medo também.

  • Seja qual for o motivo, Toni Bernhard, professora da Universidade da Califórnia - Davis, em um artigo postado no Psychology Today, diz ter 3 truques ou técnicas bem simples, mas eficazes para lidar com a situação e diminuir a pressão da preocupação no emocional e na saúde física. Segundo Toni, não importa o que o preocupa, estas três técnicas ajudam a evitar que a preocupação seja esmagadora.

  • 1. Trate a preocupação como se fosse um velho amigo que está temporariamente para uma visita

  • Toni conta que quando pensa em seus problemas de saúde, começa a se preocupar se, caso seja internada, poderá ou não tomar seu remédio para dormir prescrito pelo médico. Poderá ou não tirar a soneca da tarde que ela tanto gosta. Ao se perceber nesses dilemas, ao invés da costumeira aversão ou tentativa de suprimir a preocupação, ela prefere tratá-la como uma visita que chegou sem ser convidada e diz a si mesma: "ah, é a minha velha amiga preocupação com medo de ser hospitalizada, (ou de algo novo, de um acidente, etc.)". Toni diz que agindo assim, é possível tirar o poder da preocupação e até colocar um sorriso no rosto, afinal é apenas uma velha fita que sempre roda em sua mente e que não precisa ser levada a sério, já que ela nem sabe se será ou não hospitalizada!

  • 2. Não veja a preocupação como se ela fosse parte de quem você é

  • Não se familiarize com a preocupação tomando posse dela. Tire o "eu" ou "meu", "minha" da frase que a preocupação gera. Assim, em vez de pensar: "A minha preocupação é..." ou "Estou preocupado com o que vai acontecer", mude o sujeito da frase, tornando a preocupação a pessoa de quem se fala, por exemplo: "A preocupação chegou" ou "a preocupação já começou a acontecer".

  • A não identificação faz com que a preocupação se afaste de sua mente.

  • 3. Mantenha-se no presente

  • Outra técnica de Toni para gerenciar a preocupação é conscientemente trazer sua consciência para o momento presente, para sua experiência atual, fora das histórias fantasiosas criadas por sua mente. Segundo Toni, esta técnica funciona bem com a chamada Regra de 90 segundos, do neurocientista, Dr. Jill Bolte Taylor, que diz que cada emoção tem um ciclo de vida quimicamente induzido de 90 segundos. Nesse tempo, a emoção surge, tem seu pico e é naturalmente eliminada da mente e do corpo. Mas, se for alimentada com a criação de histórias estressantes, as emoções permanecerão por muito mais tempo.

  • Advertisement
  • Para evitar que sentimentos preocupantes ou desagradáveis permaneçam por mais que 90 segundos, é concentrar-se na própria respiração entrando e saindo do corpo. Isso lhe trará imediatamente para o presente e ajudará a eliminar tais emoções.

  • Essa pausa para sair das histórias e se concentrar no presente traz consigo uma doce calma: a doçura de descansar pacificamente na maravilha e no mistério de estar vivo nesse momento, mesmo com suas dificuldades, finaliza Tony.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos e familiares..

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

3 técnicas eficazes para aliviar a preocupação excessiva

Você se preocupa com TUDO? Veja essas técnicas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr