Conceituada psicóloga diz que crianças precisam mais de regras do que afeto dos pais

Amor e regras são fundamentais para o bom desenvolvimento dos pequenos.

Renata Finholdt

Uma conceituada psicóloga americana especializada na educação de crianças defendeu recentemente que filhos precisam de mais regras do que carinho e afeto.

Claramente, o que Lisa Damour defende é que as crianças precisam de demonstrações de amor e afeto de seus pais para se tornarem adultos seguros e mais felizes, mas elas também precisam de disciplina para aprenderem a construir uma vida feliz que as levarão ao sucesso.

É importante salientar que disciplina é uma grande demonstração de amor, e para os pais aprenderem a dizer não ao invés do simples sim, também é um momento de aprendizado, afinal manter o não para os filhos requer força e muita disciplina.

Algumas regras comuns podem ajudar os pequenos a se sentirem mais seguros desde sua tenra infância:

  • Crie regras desde que seus filhos são pequenos, como por exemplo: hora certa para dormir, acordar, escovar os dentes após as refeições, ao acordar e antes de se deitar e até o horário certo para fazer as lições de casa. Organize o dia deles com as coisas mais importantes para colaborar assim com o desenvolvimento dos pequenos.

    Advertisement
  • Dar uma oportunidade para que todos os membros da família participem dos cuidados do lar também é uma regra familiar que ensina o valor do trabalho aos pequenos. De acordo com a idade de cada um, estabeleça pequenas tarefas diárias na organização da casa.

  • Não se esqueça de estabelecer as consequências que serão aplicadas às regras não cumpridas, elas também são importantes e precisam ser comunicadas às crianças. Lembre-se que bater não educa! Você pode estabelecer castigos, mas nunca agressão.

Não deixe também de permitir um tempo para as atividades prazerosas ao lado dos filhos. Brincar com eles é um momento único em que vocês poderão se conhecer e ainda fortalecerem a união. Este momento também é bastante apropriado para ensinar alguns valores da vida.

Aproveite esses momentos para estabelecer com eles um relacionamento de confiança, assim sempre que precisarem de respostas ou auxílio saberão a quem recorrer, mesmo quando já forem adultos.

Não se esqueça que a educação dos filhos é responsabilidade única e exclusiva dos pais, são eles quem devem ensinar o certo e o errado. Não há como delegar a educação dos pequenos a terceiros, como por exemplo a escola, a babá ou a igreja.

Advertisement

Educar os filhos não é como uma receita de bolo, é preciso usar de empatia, amor e persistência, conhecê-los, liderá-los e respeitá-los, essa sim é a fórmula do sucesso.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.