3 erros financeiros que todo casal comete sem perceber

O que os casais mais evitam e não têm percebido.

Shana Padilha

Recentemente, foi feita uma pesquisa que resultou em uma matéria na revista EXAME bem importante sobre os três erros financeiros que todo casal comete sem perceber.

1. Não conversar sobre dinheiro antes do casamento

Sabemos que quando o romantismo está no ar não paramos muito para falar sério sobre finanças, talvez por ser um relacionamento novo e sabermos que falar sobre esse assunto pode tirar o clima do encontro. Isso é algo muito importante e evitar falar em dinheiro pode impedir que os dois realmente se conheçam, pois muitas vezes o casal inicia brigas por ter uma visão muito diferente sobre a prioridade do que gastar. Uma conversa sobre isso antes do casamento poderia deixar mais clara a visão que os dois têm sobre o mesmo assunto.

É muito importante o casal conversar para saber em qual ordem as coisas vão caminhar nessa nova vida a dois. Se irão estudar, se formar, se terão filhos em seguida, onde morar, se irão comprar uma casa, apartamento ou alugar por um tempo, se preferem viajar antes de ter filhos. Muitos casais evitariam o divórcio precoce se antes tivessem conversado e se planejado melhor e realmente procurado saber a visão do outro sobre cada fase da sua vida futura juntos.

2. Evitar falar sobre dinheiro depois do casamento

Continuar evitando esse tipo de conversa abre uma grande porta para a infidelidade financeira dentro do casamento. O que o marido ou a mulher compra ou guarda ou o valor que os dois recebem deve ser de satisfação do cônjuge sempre. O casamento, grosso modo, é um contrato e pode ser visto como uma sociedade em uma empresa. Claro que falando dessa forma não é nada romântico, mas pode enfeitar da maneira que desejar, no final os dois precisam prestar contas um para o outro, sim. Mesmo que um não goste ou não tenha muita habilidade financeira e prefira deixar essa parte de responsabilidade para o outro, os dois devem estar a par da sua situação financeira familiar. Uma dica: todo casal deve ter uma reunião financeira mensal.

Por mais que um tenha muita habilidade financeira e o outro confiança, se os dois não estiverem a par da situação, quando der alguma coisa errada, vai gerar uma briga e um sentimento de traição. Por isso a importância, mesmo sendo algo chato precisa ser acompanhado pelos dois.

Advertisement

3. Não dar a educação financeira para os filhos

Muito da educação financeira que é dada para os filhos é através do exemplo, explicando de onde vem o dinheiro gasto. Não cedendo a todos os pedidos do seu filho, ensinando o valor do trabalho, do ganhar por merecer, comprar o necessário e ter reservas econômicas para tempos difíceis. Existem muitas formas de ensinar com o exemplo.

Toma un momento para compartir ...

Shana Padilha

Cursando Licenciatura em Pedagogia. “A mente que se abre a uma nova ideia, jamais volta ao seu tamanho original. ” (Albert Einstein)