Prefere chocolate amargo ou café sem açúcar? Você pode ser um psicopata

Estudo indica que pessoas mais malvadas gostam de chocolate amargo.

Stael Ferreira Pedrosa

Algumas pessoas preferem alimentos com sabor amargo, tais como chocolate com 80% de cacau, água tônica, café sem açúcar e até o malfalado jiló. Parecia apenas questão de paladar, até que cientistas austríacos da Universidade de Innsbruck, Áustria, após um estudo, constataram que pessoas com gosto especial para alimentos e bebidas amargas são mais propensas a sinais de psicopatia, tais como narcisismo e sadismo, entre outros.

O estudo

Os pesquisadores de Innsbruck estudaram cerca de 1000 paladares diferentes em duas experiências separadas. No primeiro experimento, apresentaram aos voluntários uma longa lista de alimentos, tanto doces quanto salgados, azedos e amargos. Em seguida, foi pedido aos participantes que avaliassem os alimentos e atribuíssem uma nota entre 0 e 6 do quanto gostavam ou detestavam tais alimentos, onde zero era odiar e 6 gostar muito. Na lista havia desde bolo de chocolate até vinagre.

Em seguida, os participantes responderam a quatro questionários diferentes. No primeiro questionário era medido o nível de agressividade de cada um, pedindo-lhes para avaliar o quanto era verdadeira ou falsa para cada um, declarações como “Se for provocado o suficiente, eu posso bater em alguém”.

No segundo questionário, os participantes foram convidados a expressar seu nível de concordância ou discordância com declarações que podem avaliar os traços de personalidade de maquiavelismo, psicopatia e narcisismo. Em seguida, responderam a questões relacionadas com as dimensões de personalidade como extroversão, afabilidade, consciência e estabilidade emocional. Por último, completaram a Avaliação Compreensiva de Tendências Sádicas, que avalia a predisposição de uma pessoa para o ‘sadismo’.

Os resultados sugeriram que as pessoas que têm prazer em alimentos e bebidas de gosto amargo têm um lado mais obscuro na sua personalidade. Preferências por esse tipo de sabor sinalizaram para o maquiavelismo, psicopatia, narcisismo e sadismo, segundo os pesquisadores. O contrário também foi verificado, pessoas que repelem o gosto amargo se mostraram mais sociáveis, amáveis, simpáticas e cooperativas.

Advertisement

Relação entre alimentos amargos e psicopatia

Na natureza, cores e sabores indicam se um alimento é venenoso ou não. Geralmente vegetais de cor vermelha ou arroxeada são perigosos, assim como os animais ou insetos que têm manchas ou partes em vermelho ou amarelo. Também o sabor de plantas venenosas tende ao amargo para desestimular o seu consumo, razão pela qual muitos de nós encontram aversão no gosto amargo.

Segundo Christina Sagioglou, autora do estudo, “para as pessoas com traços sádicos e maquiavélicos, comer alimentos amargos pode ser comparado a um passeio de montanha-russa, elas gostam de coisas que induzem medo. No caso de alimentos amargos, pode haver prazer no fato de que o corpo está sinalizando rejeição, mas a pessoa sabe que não há nenhuma ameaça real”.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.