O que o exemplo e sacrifício do Salvador nos ensina sobre cuidar do próximo

Ele viveu não para ser servido, mas para servir. Não para receber, mas para dar. Com Ele como nosso perfeito Guia e Exemplo, nós nos tornaremos verdadeiros pastores. Thomas S.

1,214 views   |   shares
  • Adoro ouvir ou ler sobre a vida de Jesus Cristo e ver a bondade, compaixão e ternura que demonstrou a todos os que estiveram em Seu caminho. O Exemplo de vida que levou e os ensinamentos que deixou nos fazem querer ser como Ele é. Uma das características mais marcantes da vida do Salvador é o Amor que Ele demonstrou pelo próximo; fosse leproso, rico, pobre, surdo, adoentado ou saudável, Ele nunca fez pouco caso ou rejeitou alguém, mas dava de Si mesmo para fazê-los felizes.

  • Assim como o Salvador, nós também podemos em nosso dia a dia doar de nós mesmos para ajudar, alegrar, consolar ou dar conforto àqueles que necessitam de um ombro amigo. Você pode estar se perguntando: Mas quem é o meu próximo? Uma pessoa próxima é alguém com quem você convive, encontra todos os dias, pode também ser alguém que você nunca viu na vida e que está neste exato momento ao seu lado, pode ser um colega de escola ou trabalho, enfim, próximo é todo aquele que está no meio em que vivemos e que podemos ajudar. Ao dar-se conta de quem é seu próximo, surge a segunda pergunta: Como posso ajudá-lo? Uma vez que as necessidades de cada indivíduo variam e podem ser muitas, nos ocupemos em pensar em como podemos nos preparar para melhor cuidar de nosso próximo.

  • Não faça acepção

  • Um dos pontos chave ao servir é não fazer acepção de pessoas, ou seja, não rejeitar as pessoas. Existem diversos tipos de personalidade, jeitos diferentes de se vestir, pensamentos e histórias diversificadas, mundos diferentes. Ao cuidar do próximo você talvez deparar-se-á com situações em que não está acostumado, com pessoas com as quais não está acostumado a conviver, porém o segredo de não fazer acepção está justamente em saber lidar com tais pessoas e conseguir desenvolver o mesmo amor que o Salvador demonstraria por elas se estivesse em seu lugar. Então, não rejeite alguém só porque é diferente de você, demonstre seu amor e descobrirá que esse alguém pode se tornar um dos melhores amigos que terá em sua vida.

  • Evite servir tendo o objetivo de chamar atenção para si

  • As experiências mais significativas ao doar de si são aquelas feitas com alegria e amor, sem esperar nada em troca, são aquelas onde não existem avisos em neon dizendo “olhe pra mim, eu estou fazendo uma boa ação”, e são aquelas onde só o Senhor, você e a pessoa que recebeu a ação sabem. É claro que todo mundo gosta de ser reconhecido pelo que faz, mas acredito que não seja este o propósito ao ajudar o próximo, e talvez o reconhecimento tire o nobre propósito do servir e transforme a ação em algo onde não existe amor, onde só existe o orgulho e o egoísmo de chamar atenção para si. Por isso, ao cuidar de seu próximo, seja discreto e doe-se realmente sem esperar nada em troca, para que assim a experiência seja realmente edificante para todos.

  • Advertisement
  • Coloque empenho em seu coração ao servir

  • Tudo o que se faz de coração e com boa vontade fica agradável e bem feito. Assim como um violinista quando toca se empenha em colocar todo o seu sentimento na música e tenta passar isso para seus ouvintes ou como uma cozinheira ao preparar um excelente jantar faz as coisas na mais perfeita ordem e capricho, assim deve ser conosco quando servimos ao próximo – devemos dar o melhor e mais excelente que temos a oferecer, colocar todo nosso empenho e realmente caprichar, demonstrar amor – afinal, quando servimos ao próximo estamos demonstrando gratidão pelas coisas que o Senhor fez e faz por nós.

  • Não reclame

  • Às vezes ficamos propensos a reclamar quando servimos a outrem, é natural do ser humano, porém como seres que estão buscando a perfeição, não devemos nos rebaixar a ponto de reclamar por termos que servir. Se reclamarmos, não estaremos demonstrando amor, não teremos alegria, não desfrutaremos de momentos que poderiam ter sido agradáveis e não aprenderemos absolutamente nada; e a tarefa de cuidar ou ajudar alguém se tornará um fardo ao invés de algo bom. Por outro lado, se deixarmos gradativamente a mania de reclamar e procurarmos por pontos positivos, a tarefa de servir tornar-se-á uma parte marcante de nosso caráter e história de vida.

  • Ao servir com amor genuíno e com alegria, você sentirá que gradualmente está adquirindo atributos semelhantes aos do Salvador, estará demonstrando gratidão, estará se tornando um cidadão melhor, uma pessoa melhor e verá que tanto o seu mundo quando o das pessoas ao seu redor estará se tornando cada vez mais colorido e repleto de alegria.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Amanda é estudante de música, escreve histórias de aventura, poemas e canções. É membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias e acredita que o conhecimento enriquece a alma.

O que o exemplo e sacrifício do Salvador nos ensina sobre cuidar do próximo

Ele viveu não para ser servido, mas para servir. Não para receber, mas para dar. Com Ele como nosso perfeito Guia e Exemplo, nós nos tornaremos verdadeiros pastores. Thomas S.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr