4 sinais de que você precisa ser mais gentil com a sua família

Você já pensou o quanto a gentileza pode evitar conflitos nos relacionamentos familiares? Este artigo é uma reflexão sobre isso.

Suely Buriasco

Todo mundo concorda que a vida passa muito rápido e que, muitas vezes, é só nos momentos das perdas que nos damos conta da importância das pessoas em nossas vidas. Mas saber disso só não basta, fundamental é buscar agir diferente valorizando nossos familiares enquanto estamos perto deles.

A vida sempre encontra uma forma de nos mostrar o que precisamos mudar para nos tornarmos pessoas melhores e, consequentemente, mais felizes. Alguns sinais são um alerta de que precisamos rever nossa interação com os familiares:

1. Você está se sentindo afastado do grupo familiar

Você pode achar que são seus familiares que estão se afastando de você, mas pense, será que são eles ou você que, de forma inconsciente, tem privilegiado outras coisas ou pessoas? É muito comum atribuirmos aos outros a responsabilidade do que sentimos quando, na verdade, deveríamos procurar em nossas próprias ações. De qualquer forma, se você está se sentindo distante de seus familiares o melhor é buscar a reaproximação o quanto antes, afinal, com o passar do tempo os elos tendem se desfazer. Afastamento de pessoas amadas é um forte sinal de que está faltando entrosamento, a gentileza promove a harmonia e a reaproximação.

2. Eles têm irritado muito você

Em momentos estressantes da vida pode ser que você se irrite com todos o tempo todo. Isso é sinal de que algo vai muito mal com o seu equilíbrio emocional. Nesse caso uma boa dose de gentileza para si mesmo e para os outros faz um bem imensurável. Também há os casos isolados de pessoas com as quais temos difícil convivência por falta de afinidades ou porque a pessoa é, realmente, de difícil trato. Em qualquer situação, a irritação é sempre prejudicial para você mesmo e para os relacionamentos. Não vale nunca a pena. Manifestar gentileza é uma forma de educar nossas próprias emoções, aceitando e compreendendo o outro como ele é.

3. Você tem recebido muitas críticas

Quando alguém nos critica o ideal é analisar antes de descartar a opinião alheia, afinal, nem sempre estamos certos e críticas podem nos ajudar a enxergar isso. Se ao analisarmos considerarmos a crítica infundada, respeitamos quem a fez e seguimos agindo como consideramos melhor. No entanto, se houver algo que faça sentido, vale voltar atrás e redefinir ou adequar nossas ações. Se as críticas têm sido intensas é preciso prestar mais atenção nessa análise e verificar se, realmente, não estamos faltando com a gentileza com essas pessoas.

Advertisement

Nessa matéria a psicóloga alerta: “É importante que você aprenda a lidar tanto dos críticos externos como desse seu crítico interno. Que pode ser o mais feroz, o crítico interno, que é você mesmo”.

4. Os familiares não procuram você nas dificuldades

O sentido de família é o amor e o apoio mútuo. Se os familiares não se sentem à vontade para pedir ajuda ou não buscam seus conselhos, algo não anda muito bem em relação à confiança entre vocês. Claro que você não tem que ser o escudo para todos, muito menos um muro para suas lamentações, no entanto, não ser lembrado como apoio pode ser um sinal bem grave de que está faltando gentileza em seus relacionamentos.

A gentileza é a capacidade de gerar sentimentos positivos em relação ao próximo e ter a habilidade de colocá-los em prática. Se você identifica esses sinais no relacionamento com seus familiares, comece uma campanha de gentileza e afabilidade com eles. Todos vão lucrar com isso!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.