Pesquisa revela de onde vem as vozes que os esquizofrênicos ouvem

As pessoas que sofrem de esquizofrenia ouvem muitas vozes, podem vir de telefones desligados, de conversas de pessoas que estão distantes e que falam coisas totalmente diferentes do que a pessoa doente ouve. De onde vem essas vozes?

Luiz Higino Polito

Num artigo sobre esquizofrenia que escrevi tempos atrás, mostrei que pelo menos 1% da população mundial sofre ou poderá vir a sofrer deste terrível mal. São doentes que podem ouvir vozes os insultando ou pedindo para elas fazerem coisas; podem também ver coisas que não existem (alucinações).

E são pessoas que se dissociam da realidade: os esquizofrênicos não conseguem diferenciar o real do imaginário, e isso traz grandes problemas para eles e para os seus familiares. Às vezes, o imaginário tem, para o esquizofrênico, maior peso do que a realidade.

Tem cura?

A esquizofrenia é uma séria doença mental e normalmente não tem cura, mas tem controle. Quando o doente toma os remédios certos e de forma apropriada, pode ter uma vida quase normal. Porém, se não forem medicados corretamente, os esquizofrênicos podem até atentar contra suas próprias vidas ou serem, às vezes, violentos contra outras pessoas. Isso, porém, de serem violentos, é na minoria das vezes.

A esquizofrenia é provocada por fatores genéticos, acrescidos por fatores ambientais. Acomete de forma geral homens de 15 a 25 anos e mulheres de 25 a 35 anos. Uso de maconha por jovens de 12 ou 13 anos pode fazer com que pessoas que tenham predisposição genética desenvolvam a doença. Nem todos que têm predisposição, porém, desenvolverão essa psicose.

Tratamento

É fundamental o tratamento medicamentoso, feito por psiquiatras. Tais tratamentos silenciam as vozes e as alucinações, na maioria dos casos. Familiares são importantes durante o tratamento, assim como psicólogos ocupacionais, que podem ajudar bastante.

Advertisement

De onde vem as vozes?

Estudos europeus feitos por especialistas, creem ter descoberto que as vozes vêm da parte do cérebro responsável pela compreensão da linguagem. A principal autora da pesquisa, Sonia Dollfus, professora de psiquiatria da Universidade francesa de Caen, utilizou no estudo a técnica de Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), que “utiliza estímulos elétricos para reequilibrar o funcionamento do sistema nervoso”. Essa é a primeira ocasião que tal estimulação dessa área do cérebro é feita, e trouxe esperanças também quanto a se descobrir a origem das alucinações que os esquizofrênicos sofrem.

Veja um vídeo a respeito de Esquizofrenia

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!