5 sintomas da gravidez que são normais, mas que podem ser perigosos para a saúde da grávida e do bebê

Veja 5 sintomas da gravidez estranhos, mas normais. Entretanto, se não cuidarmos esses mesmos se agravam e tornam-se extremamente perigosos.

Roberta Preto

Segundo o site revistacrescerglobo, estes são os 5 sintomas de gravidez que são estranhos, porém normais. Contudo, se eles se agravarem, tornam-se perigosos.

1. Prisão de ventre normal

Algumas mulheres sentem dificuldade de ir ao banheiro, antes mesmo de estarem grávidas e a situação tende a piorar com a gravidez. Pesquisas apontam que 38% das grávidas sofrem de prisão de ventre, pois a constipação intestinal é um problema decorrente da progesterona. Entretanto, a situação pode ser melhorada com uma alimentação mais saudável que seja rica em fibras e a ingestão de muito líquido.

Prisão de ventre anormal

Quando as fezes estão muito ressecadas elas costumam ter o formato de bolinhas, alcançando o grau máximo de ressecamento e causando maiores complicações. Há casos de endurecimento do bolo fecal, ou seja, a formação do fecaloma. Nesses casos, é preciso o uso do supositório para ser retirado. O tratamento deve ser feito no hospital.

Também pode ocorrer da grávida se esforçar ao máximo para evacuar, causando uma inflamação de veias do intestino, conhecidas como hemorroidas. Elas tendem a gerar certo desconforto. O médico é a pessoa mais preparada para auxiliar nesta situação, porque ele está a par da saúde de sua paciente.

2. Cólica normal

Na primeira gestação e, principalmente, no primeiro trimestre a maioria das grávidas sentem cólicas abdominais leves e sem sangramentos. Isso pode parecer estranho e até incomodar, contudo, elas são normais. As cólicas deixam de incomodar entre a oitava e a décima semana de gestação, e isso se ocasiona porque há uma adaptação do útero devido ao crescimento do feto.

Advertisement

Cólicas anormais

Quando as cólicas aumentam tornando-se dolorosas e insuportáveis, contendo também sangramento, isso pode ser perigoso tanto para grávida quanto para o feto. A mulher grávida deve ser encaminhada urgentemente para um pronto-atendimento, pois cabe ao médico avaliar a saúde da mãe e do feto com exames específicos.

3. Sangramento normal

Geralmente, poucas gotas de sangue na cor escura não são tão perigosas na gravidez, pois há casos de ferida no colo do útero, ou um vaso que tende a parar de sangrar espontaneamente.

Entretanto, é importante procurar o profissional qualificado para não haver dúvidas, pois quando há sangramento na gravidez devem ser vistos sempre como um sinal de alerta. Somente o médico é o profissional preparado para avaliar a situação do sangramento, assim cabe a ele decidir o que é melhor para a grávida e o feto.

Sangramento anormal

De acordo com os estudos científicos, o início da gestação tende a ser o mais agravante para abortos espontâneos. Lamentavelmente, de 15 a 20% das grávidas passam por essa tristeza.

Geralmente, um sangramento anormal surge na grávida quando ela sofre uma perda de sangue na cor vermelho vivo e com coágulos. Trata-se de um alerta gravíssimo, pois pode ser resultado de um problema na placenta, que talvez esteja descolando. No entanto, cabe somente ao médico averiguar o que ocasionou o problema. Ele possui preparo e capacidade para lidar com a situação.

Advertisement

4. Dor de cabeça normal

Normalmente, grávidas tendem a ser mais sensíveis e não precisa de muito para que elas se sintam estressadas. Devido a tais situações, aparece a dor de cabeça que se origina da tensão da musculatura do pescoço. O melhor a ser feito é buscar meios de aliviar a dor. Também é preciso manter a calma, evitar situações de estresse, fazer alongamentos, principalmente na área do pescoço. Entretanto, o médico precisa estar ciente da situação, assim é possível manter a grávida e o feto seguros.

Dor de cabeça anormal

Quando a dor de cabeça é intensa e constante deve-se buscar ajuda do profissional especializado, principalmente se houver outros sintomas como: pressão alta e visão borrada (dificuldades para enxergar claramente). É preciso ajuda médica de imediato. Há casos de aumento violento da pressão arterial, conhecido como eclampsia.

5. Falta de ar normal

As mudanças no corpo da mulher grávida tende a afetar a saúde em determinados aspectos que pode gerar às vezes uma falta de ar até o sexto mês de gravidez, pois o útero trabalha para adaptar o corpo, ele empurra o intestino contra o diafragma e isso faz com que haja dificuldade na respiração. Todavia, é importante lembrar que essa sensação de falta de ar precisa ser suportável e tranquila. Praticar ioga pode ajudar na reeducação de respirar e também ajuda para que essa falta de ar seja leve.

Falta de ar anormal

Quando a grávida sente falta de ar ao ponto de precisar de repouso constante, isso pode ser ocasionado de doenças respiratórias ou mesmo cardiológicas, como asma, pneumonia.

Procurar ajuda médica é importante, pois o médico é capaz de diagnosticar quais motivos resultam estes problemas, portanto, é preciso buscar ajuda de imediato pelo bem-estar do feto e da grávida.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.