Pesquisa revela que é melhor deixar os filhos na escola do que com babá

Estudo realizado pela universidade de Oxford comprova isso.

3,892 views   |   14 shares
  • O cenário é o portão de entrada de uma escola e os personagens estão aos prantos. As crianças estão chorando, você deve imaginar. Porém, é cada vez mais comum os pais chorarem, ou por verem seus filhos chorando ou porque eles não choraram e estão felizes de ficar um pouco distante.

  • Seja com sofrimento ou sem sofrimento é grande o número de crianças que iniciam a vida escolar mais precocemente. Isso porque a rotina de trabalho da mãe normalmente exige essas adaptações. "Mas, tão novinho já vai para a escola?". Certamente você já ouviu ou se questionou sobre isso. A tendência é acreditar que em casa, aos cuidados de uma babá ou de outros cuidadores, será melhor para a criança. Não é o que revelou um estudo com crianças a partir de 2 anos.

  • A escola é melhor para o desenvolvimento cognitivo e emocional

  • Pesquisadores da universidade de Oxford, no Reino Unido, realizaram um estudo com 6 mil crianças de 2 a 7 anos. Eles concluíram que os pequenos que iniciaram a vida escolar mais cedo tiveram resultados mais significativos e positivos no que diz respeito ao desenvolvimento emocional e da linguagem. Segundo esses cientistas, por mais rica que seja a aprendizagem e estímulos recebidos em casa, na unidade escolar esses benefícios são ainda maiores.

  • Ana Cassia Maturano, psicóloga clínica, comenta: "O resultado desse estudo era esperado. A criança de 2 anos está em fase de ampliação de mundo: já fala, se locomove e precisa explorar. Ficar somente dentro de casa é muito limitado".

  • De acordo com a psicóloga, uma babá geralmente cuida das necessidades básicas, como alimentação, higiene e sono. Ela também brinca e interage, mas pouco. Já a escola é um espaço em que a criança aprende a dividir, convive com outras crianças, se depara com diferentes situações e desafios e tem atividades mais estruturadas.

  • O que mudou?

  • Estudos recentes são extremamente importantes para mapear o comportamento das novas gerações. O mundo está em constante mudança e as crianças refletem isso. Com demandas diferentes, em cada geração se pode notar diversas necessidades. A necessidade de dividir, compartilhar e interagir com o outro impera nessa nova geração. Ao deixar a criança em uma creche ou escola, não se culpe, talvez na sua época não seria bom para você. Mas para esse contemporâneo ser, será ótimo.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.

Pesquisa revela que é melhor deixar os filhos na escola do que com babá

Estudo realizado pela universidade de Oxford comprova isso.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr