10 passos para planejar um final de ano quando a família é multicultural

Se você tem pessoas de várias culturas ou países como membros da família que farão parte das comemorações de final de ano, aqui estão algumas dicas para que as festas sejam bem aproveitadas.

267 views   |   shares
  • Seja num casamento entre cônjuges de diferentes culturas, ou em festas de família onde alguns membros vivem em outros locais de cultura totalmente diferente da maioria, ou entre famílias que possuem filhos adotados de outros países, o respeito às crenças e à cultura uns dos outros é fundamental.

  • Quando misturamos religiões o cuidado deve ser o mesmo. Seja o presépio no cristianismo com a Santa Ceia na véspera do Natal, a festa dos leões e dragões do novo ano Chinês, o Kwanzaa africano, o Festival de Inverno na Rússia, o que mais importa é lembrar de cada um e respeitar suas tradições.

  • Algumas dicas para planejar um final de ano quando há membros da família de outras culturas:

    1. Ao convidar para passarem o final de ano juntos, pergunte quais são suas tradições, ou faça uma pesquisa na internet. Pessoas próximas a eles podem confirmar quais tipos de tradições eles estão acostumados a celebrar nas datas festivas. Mesmo o tipo de comida que comem, e aquelas que não gostam.

    2. Tenha certeza que todo sentimento de julgamento, intolerância e preconceito não tenha lugar em nenhum membro da família. Essa é uma época de paz, e como tal, as semelhanças e a união devem ser celebradas, não as diferenças.

    3. Se comprar presentes, tenha certeza que entende o significado dos mesmos na cultura do outro. Muitas vezes os objetos possuem valor intrínseco e uma pesquisa ajuda a não pagar mico!

    4. Ao receber as pessoas, trate-as conforme a sua cultura e faça-as bem-vindas à sua casa. Se elas não conhecem a cidade, um passeio turístico, contando um pouco da história do local, histórias de infância e eventos importantes acontecidos faz parte para que a pessoa conheça mais sobre a sua cultura, e assim aprenda a respeitá-la também.

    5. Se for uma das primeiras vezes que a pessoa de outra cultura estiver visitando seu habitat natural, não se esqueça de ajudá-la a experimentar os alimentos, frutas, pratos tradicionais diferentes.

    6. Se for você a visitar uma cultura diferente, tenha certeza de que experimenta as diferentes opções de alimento, nunca com palavras ou gestos mal-educados, mas com curiosidade e apreciação pelo trabalho que outros tiveram em preparar.

    7. Mais do que tradições, o mais importante são os princípios e valores. Princípios de honestidade, educação, paciência e tolerância são conhecidos em todas as culturas para que a paz reine. Não quebre esse estigma, mantenha a paz.

    8. Aprecie as diferenças e aproveite o momento para aprender e identificar a pureza da história das culturas diferentes, e o privilégio de tê-las em sua casa.

    9. Aproveitem a companhia uns dos outros para fazerem projetos para ajudar uns aos outros também. Por mais que não saibam pedir ou oferecer ajuda, quando juntos numa atividade interessante e produtiva, talentos e semelhanças vêm à tona, e grandes amizades podem despontar.

    10. Tirem fotos e documentem as diferentes atividades, serão memórias para todas as culturas.

  • Advertisement
  • Podemos comemorar em grande estilo lembrando todos os detalhes das comemorações de cada um nas datas em que ocorrem, ou fazer uma celebração por ano para cada uma das pessoas ou famílias. Se não tradicionais, ao menos as comemorações terão propósito verdadeiro que é fazer os membros da família terem o sentimento de que se pertencem e são respeitados, mesmo tendo culturas e costumes diferentes.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

10 passos para planejar um final de ano quando a família é multicultural

Se você tem pessoas de várias culturas ou países como membros da família que farão parte das comemorações de final de ano, aqui estão algumas dicas para que as festas sejam bem aproveitadas.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr