Eletricista foi cortar luz de casa por falta de pagamento e foi pego de surpresa pela honestidade de menino

A postagem teve mais de 130 mil compartilhamentos. A atitude do menino foi incrível!

Rachel D.C.

A honestidade de um menino

A atitude de um menino emocionou um funcionário da Companhia Paranaense de Energia (Copel), em Santo Antônio da Platina, no Paraná. João Cândido da Silva Neto, de 57 anos, relatou tudo que aconteceu em postagem no Facebook.

O caso aconteceu em 2016, e foi postado semana passada nas redes sociais. A história já foi compartilhada por mais de 130 mil pessoas.

Neto relata que foi até uma casa “torta de madeira” fazer uma “atividade desagradável” de cortar a luz por falta de pagamento de uma família de baixa renda. Quando saía, um menino pediu R$1 para ele.

“Antes de sair, enquanto encerro o serviço no tablet, as 3 crianças se aproximam e pedem: ‘Moço, vc tem 1 real?’ Sem moedas no bolso, abri a carteira e encontro uma solteira nota de 5 reais… Entrego pro menino e ordeno: ‘É pra vc repartir com suas irmãzinhas.’ Ele balançou a cabeça positivamente, e falou: ‘tábão,’ relatou o eletricista.

A conta de luz foi paga, então Neto voltou no mesmo dia para religar a energia e logo foi recebido pelo menino.

Advertisement

“Bem de tardezinha caiu a religação da casinha de madeira torta… Segui pra lá… Eu tinha o dever de devolver luz para aquela criançadinha, era, pra mim, o momento da redenção. Ao ouvir o barulho da camionete, todos saíram eufóricos. O menino (Eugênio) vem até mim e diz todo alegrinho: ‘Ainda bem que vc veio’,” escreveu Neto.

Neto achou que o menino estava feliz porque ele religaria a luz, mas o menino entregou R$2 e disse: “Toma o seu troco!”

O funcionário da Copel ficou impressionado com a honestidade do menino e finalizou: “Pois é, minha gente… No momento em que nosso país vive uma monstruosa crise moral, onde as instituições governamentais estão todas contaminadas pela ladroagem, rapinagem, farolagem e corrupção, me aparece um menino todo sujo e me faz crer que nosso país ainda tem jeito! Às vezes a gente chora de alegria! Hoje, definitivamente, vou dormir feliz!”

Após a repercussão

A história ficou famosa e muita gente pediu informações da família para poder ajudá-la. Neto fez uma nova visita e contou que novamente voltou a se emocionar.

“O pai disse que não precisa levar nada para eles, que tem gente que precisa mais”, disse o eletricista ao G1.

Advertisement

Neto explicou que a situação da família é complicada porque o casal está desempregado e o pai tem problemas cardíacos. De acordo com o eletricista, funcionários da Copel estão se organizando para que doações cheguem até a família.

Texto na íntegra

AINDA BEM QUE VOCÊ VEIO!

Por: Joao Neto

“Vc vai cortar a luz, moço?” Perguntou a mulher sentada num banco de madeira, acompanhada por 3 crianças descalças.

“Sim”, respondi.

Advertisement

“Tudo bem, estou com duas atrasadas, mas só recebo dia 9.”

“Mas hoje é dia 9”, ponderei.

“Sério?”

“Sério, e se a senhora pagar hoje é só pedir a religação que antes das 6 eu volto!”

“Combinado”, disse ela!

Advertisement

Pra mim o “corte” é uma atividade desagradável, em qualquer circunstância, apesar de obrigatório, e se a família for pobrezinha é mais doído ainda: a tal atividade “culposa” (sem intenção de cortar!).

Antes de sair, enquanto encerro o serviço no tablet, as 3 crianças se aproximam e pedem: “Moço, vc tem 1 real?”

Sem moedas no bolso, abri a carteira e encontro uma solteira nota de 5 reais… Entrego pro menino e ordeno: “É pra vc repartir com suas irmãzinhas.”

Ele balançou a cabeça positivamente, e falou: “tábão”!

Fui embora pensando nas crianças pidonchando, mas, vida que segue!

Advertisement

Bem de tardezinha caiu a religação da casinha de madeira torta… Segui pra lá… Eu tinha o dever de devolver luz para aquela criançadinha, era, pra mim, o momento da redenção.

Ao ouvir o barulho da camionete, todos saíram eufóricos. O menino (Eugênio) vem até mim e diz todo alegrinho: “Ainda bem que vc veio!”

Pensei que tivesse feliz pela luz… Só que não… Ele abre sua mãozinha suja e suada e exclama:”Toma seu troco!”

Naquele instante, ao me devolver 2 reais “Geninho” estava me mostrando o maior exemplo de honestidade e responsabilidade que eu já tinha visto na vida.

“Não, não quero troco… Era tudo de vcs!”

Advertisement

“Mas não era 1 real pra cada um?” Perguntou!

“Pode ficar pra vcs!”

Pois é, minha gente… No momento em que nosso país vive uma monstruosa crise moral, onde as instituições governamentais estão todas contaminadas pela ladroagem, rapinagem, farolagem e corrupção, me aparece um menino todo sujo e me faz crer que nosso país ainda tem jeito!

Às vezes a gente chora de alegria!
Hoje, definitivamente, vou dormir feliz!

Bom final de semana, Eugênio!

Advertisement

AINDA BEM QUE VOCÊ VEIO!

Por: Joao Neto

– Vc vai cortar a luz, moço? Perguntou a mulher sentada num banco de madeira,…

Posted by Joao Neto on Saturday, October 14, 2017

Toma un momento para compartir ...

Rachel D.C.

Rachel De Castro é esposa e escritora com formação em ciência política. Acredita que o mundo já tem críticos demais por isso decidiu motivar e inspirar pessoas.