4 formas de descobrir se o seu filho sofreu uma fratura em um acidente

Veja 4 formas de descobrir se o seu filho sofreu uma fratura em um acidente.

Roberta Preto

Todas as crianças requerem cuidados especiais, principalmente quando são bebês e não possuem a habilidade de comunicar-se para dizer onde sentem dor ou o que as incomoda, por isso é preciso que os pais estejam sempre atentos a pequenos sinais que apontam algumas vezes para grandes problemas, como uma fratura que a criança tenha sofrido.

De acordo com o site Brasil Babycenter, aqui estão 4 formas de descobrir se o bebê sofreu uma fratura:

1. Dor forte num ponto específico

Quando a criança sente dor forte num ponto específico, tente, se for possível, aplicar o gelo. Deve-se colocá-lo sobre o local afetado. Há casos que é possível fazer a medicação em casa, utilizando o analgésico, no entanto, a criança só deve ser medicada com autorização médica, portanto, é importante fazer contato antes com o pediatra para informar o ocorrido.

O tempo para a medicação fazer efeito tende a ser de duas horas, no máximo. Caso a dor não tenha passado, é melhor buscar ajuda do profissional especializado.

2. Articulação ou membro fora de posição “torto”

Quando a articulação ou membro ficam “tortos” essa criança deve passar de imediato pelo médico. Os pais jamais devem tentar mexer ou colocar no lugar o membro afetado, cabe ao especialista fazê-lo.

Advertisement

Vale ressaltar que a criança possui ossos mais flexíveis que os adultos, assim é possível que elas se recuperem bem mais rápido que eles em alguns casos e sem precisarem de cirurgias.

3. Inchaço

Quando não há outros sintomas de fratura e o local afetado está um pouco inchado, pode-se tentar fazer o tratamento em casa, mas, é preciso sempre atentar-se para que haja melhora.

4. Membro rígido que não se movimenta facilmente

Quando há dificuldades em movimentar facilmente e a criança chora de dor, recusando a movimentar o local afetado, isso aponta que talvez a fratura seja mais grave do que os pais imaginavam. Assim, ela precisa ser levada de imediato ao médico.

Às vezes, a criança até consegue movimentar o local afetado, entretanto, é importante observar outros sinais que apontam que há uma fratura ali, como: sensibilidade ao toque, área roxa ou vermelha, barulho ou estalo ou dor que piora com qualquer movimento.

Os pais precisam se conscientizar que em casos de emergência, há situações em que a criança não pode ser tocada bruscamente, porque esse impulso brusco de querer socorrê-la pode causar uma lesão na medula, levando a problemas neurológicos, e às vezes esses problemas acompanham a criança na sua vida adulta.

Advertisement

Pode ser desesperador ver a criança ferida, entretanto, é fundamental que os responsáveis mantenham a calma, isso fará a diferença para essa criança. Portanto, não se desespere, pois o melhor a ser feito em situações em que a criança sofreu uma lesão na cabeça, pescoço, costa e quadril, é ligar para Samu: 192 ou para o bombeiro: 193.

Aguardar ajuda, é o melhor que você pode fazer por seu filho, essas pessoas são treinadas e preparadas para lidarem com a situação.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.