Conheça os benefícios do exercício físico para o sono

Se você ainda não tem o hábito de praticar exercícios físicos não sabe a melhora que ele pode proporcionar ao seu sono.

Renata Finholdt

Você é do tipo que gosta de tomar os cuidados necessários e importantes para manter sua saúde em dia? Cuida de sua alimentação, preferindo alimentos frescos a enlatados, frutas e verduras ao invés de doces e frituras? Toma a quantidade recomendada de água e além disso tudo também faz exercícios físicos diariamente?

Todos conhecemos as recomendações médicas para garantir uma boa saúde e sabemos da importância da prática de exercícios físicos, mas o que talvez pouca gente saiba é que a prática de exercícios físicos também é benéfica para garantir uma boa noite de sono.

Pode reparar, nos dias em que você pratica exercícios físicos de qualquer espécie tende a dormir muito melhor, isto é um fato comprovado.

As atividades físicas ajudam, e muito, nosso organismo:

Melhora o sono

Porque eles prolongam o tempo do sono profundo, aquele com o qual relaxamos nosso corpo e mente além também de aumentar nossa imunidade, e ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Advertisement

Reduz o estresse

Quando estamos estressados comumente dormimos mal, não conseguimos um sono direto, acordamos a toda hora. Porém, se mesmo estressados conseguimos dedicar ao menos cinco minutos aos exercícios físicos, nosso sono pode melhorar muito, uma vez que ele reduz o cortisol, o hormônio do estresse, e isso nos faz dormir muito melhor e tranquilos.

Melhora a quantidade de sono

A prática de exercícios diários faz com que gastemos mais energia nos deixando mais cansados. Por si só esse já seria um bom motivo para deitar e relaxar, mas as pesquisas indicam que esse sono, após um dia com práticas de exercícios físicos, melhora a quantidade de nosso sono, ou seja, conseguimos dormir mais.

Reduz a insônia

Se você sofre com insônia pode iniciar a prática de exercícios e pouco a pouco verá seu problema resolvido. As pesquisas apontam que os benefícios do exercício físico fazem com que a insônia seja reduzida pouco a pouco.

Não existe uma quantidade predeterminada de horas de exercício físico para provocar os benefícios do sono, mas algumas associações indicam ao menos cento e cinquenta minutos de exercícios por semana, ou seja, trinta minutos por dia, durante cinco dias da semana, este tempo já seria suficiente para que todos possam sentir uma melhora na qualidade do sono.

Se você ainda não é adepto à prática de exercícios está mais do que na hora de rever seus conceitos.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.