Estudo mostra exatamente o que a chapinha faz com a saúde dos cabelos

Cada tipo de cabelo reage de forma diferente. Veja aqui o que a capinha faz com o seu tipo de cabelo.

Michele Coronetti

As mulheres já são dependentes destes aparelhos milagrosos que não só domam os cabelos, mas aumentam a autoestima. A maioria acredita que o calor excessivo pode prejudicar os fios, tornando-os ressecados, fracos e sem brilho.

A Universidade de São Paulo (USP) através da Faculdade de Ciências Farmacêuticas realizou um detalhado estudo com os diversos cabelos mundiais e os aparelhos térmicos mais utilizados. Esse estudo durou 5 anos e o resultado foi resumido da seguinte forma:

Cabelo de origem africana

Fios delicados devido a sua ondulação, a distribuição de óleo e água em seu comprimento é irregular e essa é a explicação para o ressecamento ser evidente. Por isso os danos causados pelo secador e por chapinha são muito grandes. Quando expostos a temperaturas acima de 223°C os cabelos perderam a proteína e por isso se quebraram facilmente.

Cabelo de origem europeia

Fios de pessoas caucasianas mostraram maior resistência, ainda que levemente ondulados. As proteínas foram perdidas apenas com uma temperatura mais elevada, além dos 236°C.

Cabelo de origem oriental

Fios muito lisos e grossos são predominantes. Sua textura, apesar de ser um pouco mais grossa que a caucasiana, suportou bem até a temperatura de 236°C, assim como os fios europeus.

Advertisement

O estudo inter-racial foi feito com cabelos virgens, sem a aplicação de tinturas ou descoloração.

Cabelo de origem brasileira

A pesquisa foi feita com cabelos quimicamente tratados e o resultado foi bem inferior ao do cabelo de origem africana. Os fios acabaram perdendo a proteína mesmo com a temperatura menor.

Ciente de produtos que prometem proteger os fios do calor intenso da chapinha e secador, a pesquisa notou que na realidade a proteção não foi muito eficaz apesar de amenizar um pouco os danos. Para fios descoloridos o produto à base de silicone ajudou bastante a não prejudicar em demasia o cabelo, pois é formada uma película térmica protetora com o uso.

Produtos leave-on foram eficazes para os fios virgens, já que ele contém água em sua composição que penetra nos fios. A proteção durante a utilização se torna mais efetiva do que utilizando um produto leave-in por exemplo.

Como os danos foram evidenciados através de pesquisa algumas dicas podem amenizar e ajudar a ter cabelos bonitos sempre, sem ter que cortar muito ou realizar tratamentos restauradores o tempo todo:

Advertisement
  1. Não usar a chapinha com os cabelos molhados. Ao contrário do que se imagina, a água por fora dos fios não protege, pelo contrário, ela ajudará a queimar os fios. Primeiro deve-se usar o secador e, se necessário, aplicar a chapinha.

  2. Utilizar produtos protetores térmicos. Como comprovado pela pesquisa, eles minimizam os efeitos nocivos e ainda amaciam os fios e reduzem o frizz.

  3. Não deixar de hidratar os cabelos. Se ele for danificado ele pode ser restaurado, mas se isso demorar a acontecer os fios se tornarão muito fracos e serão prejudicados pelos aparelhos térmicos.

  4. Usar os produtos de forma rápida. Deslizar a chapinha rapidamente e usar o secador o tempo suficiente para a secagem evitará a exposição demasiada e diminuirá o malefício do calor excessivo.

  5. Mechas no tamanho certo. Nem pequenas nem grossas demais. Na medida certa o tempo de exposição ao calor será o ideal.

    Advertisement
  6. Virar as pontas. Isso melhora o visual, tornando-o mais natural.

  7. Reparador de pontas concentrado. Ele vai suprir aos fios um pouco da proteção que foi retirada com o calor. Quanto mais concentrado ele for, melhor a aparência do cabelo (menor concentração pode deixar os cabelos com a aparência oleosa).

Sempre é bom lembrar que um cabelo bonito e saudável é reflexo da saúde do organismo como um todo. Portanto, hidratação, boa alimentação, prática de exercícios e evitar toxinas também contribuem para ter um cabelo lindo.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.