Estudo mostra exatamente o que a chapinha faz com a saúde dos cabelos

Cada tipo de cabelo reage de forma diferente. Veja aqui o que a capinha faz com o seu tipo de cabelo.

17,350 views   |   14 shares
  • As mulheres já são dependentes destes aparelhos milagrosos que não só domam os cabelos, mas aumentam a autoestima. A maioria acredita que o calor excessivo pode prejudicar os fios, tornando-os ressecados, fracos e sem brilho.

  • A Universidade de São Paulo (USP) através da Faculdade de Ciências Farmacêuticas realizou um detalhado estudo com os diversos cabelos mundiais e os aparelhos térmicos mais utilizados. Esse estudo durou 5 anos e o resultado foi resumido da seguinte forma:

  • Cabelo de origem africana

  • Fios delicados devido a sua ondulação, a distribuição de óleo e água em seu comprimento é irregular e essa é a explicação para o ressecamento ser evidente. Por isso os danos causados pelo secador e por chapinha são muito grandes. Quando expostos a temperaturas acima de 223°C os cabelos perderam a proteína e por isso se quebraram facilmente.

  • Cabelo de origem europeia

  • Fios de pessoas caucasianas mostraram maior resistência, ainda que levemente ondulados. As proteínas foram perdidas apenas com uma temperatura mais elevada, além dos 236°C.

  • Cabelo de origem oriental

  • Fios muito lisos e grossos são predominantes. Sua textura, apesar de ser um pouco mais grossa que a caucasiana, suportou bem até a temperatura de 236°C, assim como os fios europeus.

  • O estudo inter-racial foi feito com cabelos virgens, sem a aplicação de tinturas ou descoloração.

  • Cabelo de origem brasileira

  • A pesquisa foi feita com cabelos quimicamente tratados e o resultado foi bem inferior ao do cabelo de origem africana. Os fios acabaram perdendo a proteína mesmo com a temperatura menor.

  • Ciente de produtos que prometem proteger os fios do calor intenso da chapinha e secador, a pesquisa notou que na realidade a proteção não foi muito eficaz apesar de amenizar um pouco os danos. Para fios descoloridos o produto à base de silicone ajudou bastante a não prejudicar em demasia o cabelo, pois é formada uma película térmica protetora com o uso.

  • Advertisement
  • Produtos leave-on foram eficazes para os fios virgens, já que ele contém água em sua composição que penetra nos fios. A proteção durante a utilização se torna mais efetiva do que utilizando um produto leave-in por exemplo.

  • Como os danos foram evidenciados através de pesquisa algumas dicas podem amenizar e ajudar a ter cabelos bonitos sempre, sem ter que cortar muito ou realizar tratamentos restauradores o tempo todo:

    1. Não usar a chapinha com os cabelos molhados. Ao contrário do que se imagina, a água por fora dos fios não protege, pelo contrário, ela ajudará a queimar os fios. Primeiro deve-se usar o secador e, se necessário, aplicar a chapinha.

    2. Utilizar produtos protetores térmicos. Como comprovado pela pesquisa, eles minimizam os efeitos nocivos e ainda amaciam os fios e reduzem o frizz.

    3. Não deixar de hidratar os cabelos. Se ele for danificado ele pode ser restaurado, mas se isso demorar a acontecer os fios se tornarão muito fracos e serão prejudicados pelos aparelhos térmicos.

    4. Usar os produtos de forma rápida. Deslizar a chapinha rapidamente e usar o secador o tempo suficiente para a secagem evitará a exposição demasiada e diminuirá o malefício do calor excessivo.

    5. Mechas no tamanho certo. Nem pequenas nem grossas demais. Na medida certa o tempo de exposição ao calor será o ideal.

    6. Virar as pontas. Isso melhora o visual, tornando-o mais natural.

    7. Reparador de pontas concentrado. Ele vai suprir aos fios um pouco da proteção que foi retirada com o calor. Quanto mais concentrado ele for, melhor a aparência do cabelo (menor concentração pode deixar os cabelos com a aparência oleosa).

  • Sempre é bom lembrar que um cabelo bonito e saudável é reflexo da saúde do organismo como um todo. Portanto, hidratação, boa alimentação, prática de exercícios e evitar toxinas também contribuem para ter um cabelo lindo.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

Estudo mostra exatamente o que a chapinha faz com a saúde dos cabelos

Cada tipo de cabelo reage de forma diferente. Veja aqui o que a capinha faz com o seu tipo de cabelo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr