A incrível história de esperança de Frida, portadora do câncer de mama metastático

Frida vive com o câncer de mama metastático há muitos anos e nem por isso deixou de ter esperança, uma boa qualidade de vida e ser feliz.

Roberta Preto

Segundo o site estilo.uol, Elfriede Galera, de 61 anos, apelidada como Frida, foi diagnosticada com câncer de mama metastático no ano de 2010. A notícia foi tão impactante que o mundo dela desmoronou-se de início e sonhos foram destruídos, principalmente o de velejar com o marido, Jadry.

De acordo com Frida, a única certeza que tinha em mente naquele momento é a de que iria morrer, entretanto, o seu médico, um profissional especializado, deu-lhe a melhor notícia de sua vida, ele garantiu que ela poderia viver e com uma excelente qualidade de vida. Então, os sonhos foram reconstruídos, depois de obter nova esperança de vida. Frida remodelou seus planos e seus objetivos ganharam um novo rumo. O marido de Frida também abriu mão de seus sonhos para viver os novos sonhos de sua amada esposa.

Frida adquiriu, através de sua provação, a virtude mais nobre que uma pessoa pode conquistar, principalmente em meio às tribulações, ela adquiriu a caridade. Ela desenvolveu empatia por outras mulheres que passam pelo que ela passa.

Vale a pena ressaltar que Frida não está curada, ela vive há mais de sete anos com a doença, teve que mudar muitas coisas em sua vida, principalmente os objetivos.

“Claro que tenho efeitos colaterais permanentes das quimioterapias que fiz, tenho neuropatia (dormência nos nervos) nos dedos e nas pontas dos pés, mas faço atividade física para amenizar”, diz Frida.

Advertisement

Entretanto, a doença não a impediu de traçar novas metas, e uma delas é a de subir a costa brasileira com o marido para praticar ações em hospitais deixando palestras sobre o câncer de mama e que é possível viver e ser feliz mesmo com a metástase.

Segundo pesquisa, cerca de 13 a 15 mulheres, somente no Brasil, possuem o câncer de mama metastático. E aqui estão 3 passos importantes para saber sobre este tipo de câncer:

1. O que é o câncer de mama metastático?

O tumor metastático é formado por células cancerígenas metastáticas. Lamentavelmente, esse tipo de câncer se espalha por determinadas partes do corpo, como cérebro, fígado, pulmão, linfonodos e ossos, contudo, é importante ressaltar que antes ele se originou na mama. Ainda que esse câncer se dissemine para o pulmão, ele não será considerado câncer de pulmão, mas sim, câncer de mama metastático.

2. O câncer de mama metastático é uma doença crônica?

Segundo o oncologista do Hospital de Câncer em Barretos, Pedro de Marchi, esse tipo de câncer deixou de ser agudo, assim também deixou de levar a vida de muitas mulheres em um período curto de tempo. Atualmente, este tipo de câncer tornou-se uma doença crônica que possibilita para a paciente uma vida mais longa, pois há muitas mulheres que já convivem com a doença entre 10 e 15 anos.

Advertisement

Agora, felizmente, essa doença pode ser mantida no controle, isso é o grande objetivo dos médicos, manter a doença controlada e, para muitos, a doença tem respondido positivamente aos tratamentos.

3. Há obstáculos para o tratamento?

De acordo com o especialista Dr. Drauzio Varella, o primeiro obstáculo está no exame para detectar a mutação do tumor que não é coberto pelo SUS, apenas pode ser financiado pela Marchi, uma indústria farmacêutica.

O segundo obstáculo encontra-se no custo dessas medicações que possuem um preço elevado, devido ao processo de fabricação que também tem um custo alto.

“Isso faz com que a Anvisa segure a liberação desses novos medicamentos, pois o impacto financeiro no SUS e na saúde vai ser grande”, afirma Dr. Drauzio Varella.

Entretanto, o oncologista também ressalta que as drogas têm efeitos colaterais em alguns pacientes, como o de provocar diarreia constante ou dores neuropáticas (afetam os nervos). Contudo, também há medicamentos excelentes para diminuírem esses efeitos colaterais do tratamento que tendem a aliviar os problemas apresentados.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.