6 passos para manter o cônjuge apaixonado

Especialistas provam que é possível manter-se apaixonado mesmo em um casamento de longa data.

10,646 views   |   55 shares
  • Costumamos relacionar a paixão com o início do relacionamento, tanto é assim que o ditado popular diz: "Fácil é se apaixonar, difícil é manter-se apaixonado". Entretanto, esta ideia tem sido colocada em cheque por especialistas.

  • Esta matéria afirma que: "No entanto, um estudo recente da Universidade de Stony Brook, em Nova York (EUA), mostra que é possível continuar apaixonado por toda a vida". Uma das autoras da pesquisa, Bianca Acevedo, afirma: "Quando a paixão amadurece, ela vira amor romântico, com a mesma intensidade, comprometimento e interesse sexual do início. A diferença é que esse sentimento está livre do elemento obsessão, característico da fase inicial do romance".

  • Existe um potencial incrível em todos os casamentos. Como podemos tirar o melhor em nosso relacionamento e tornar o potencial a nossa realidade? Para você que deseja manter seu cônjuge apaixonado, vivendo o amor romântico tal qual afirma a especialista, vale seguir esses passos:

  • 1. Crie uma atmosfera de afeto

  • Ouço muitos casais afirmarem que depois que os filhos chegaram não encontraram mais tempo para o namoro. Não permita que o estresse e as responsabilidades afastem você de seu cônjuge. Seja cortês e amável sempre, trate seu cônjuge com respeito e afabilidade. Crie oportunidades de viver o amor de vocês, cultive a intimidade e estabeleça uma conexão física como forma de demonstrar carinho e afeição.

  • 2. Tenha a generosidade como atitude diária

  • Casais felizes certificam-se de que atos gentis são uma parte diária de suas vidas. A gentileza tem a propriedade de aproximar os cônjuges e harmonizar a relação. Pessoas gentis são mais compreensivas e empáticas, conseguem mais facilmente manter a alegria e o bem-estar no convívio íntimo.

  • 3. Aceite que nem tudo é perfeito

  • Todos cometemos erros, reconheça as limitações de seu cônjuge. Aceite que as coisas não são como você deseja e permita que sejam boas, do jeito que são. Ao invés de destacar as imperfeições de seu cônjuge, reconheça o que há de bom em seu caráter e o valorize por isso. Quando você aceita seu cônjuge fortalece os laços amorosos do seu casamento.

  • Advertisement
  • 4. Dê prioridade a seu cônjuge

  • Comprometa-se em dedicar um tempo saudável para a convivência amorosa. Estabeleça prioridade para o seu casamento e aja de acordo com isso. Ouça seu cônjuge, cuide por se manter interessante aos seus olhos e isso inclui muitas coisas além da aparência física, que também tem sua importância. Certifique-se de desligar seus telefones e dispositivos. Lembre-se que não se trata de simplesmente estar juntos; isto é sobre manter a chama da paixão.

  • 5. Foque em seu casamento

  • Não se desvie do objetivo de estabelecer um convívio amoroso com seu cônjuge. Quando emoções destrutivas como a raiva ou a irritação surgirem, pense antes de falar e agir. Ações emotivas súbitas quase sempre causam arrependimento. Analise o quão é importante para você manter a harmonia no relacionamento e utilize a comunicação não violenta para manter em foco o seu objetivo.

  • 6. Cultive os bons sentimentos

  • Eu costumo dizer em palestras que o casamento feliz é sustentado por três grandes pilares: o amor, a tolerância e a amizade. Acho importante lembrar que o amor é imprescindível, mas sozinho não sobrevive, precisa da tolerância que compreende e da amizade que zela. Desenvolva esses sentimentos e a paixão se manterá acessa. Lembre-se que os verdadeiros amigos são leais, fiéis e jamais se colocam um contra o outro.

  • Uma excelente medida é chamar o cônjuge para um diálogo construtivo e afetuoso, pelo qual possam selar compromisso de viverem, efetivamente, um para o outro. Sempre é possível trabalhar mais para mostrar o quanto se amam.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

6 passos para manter o cônjuge apaixonado

Especialistas provam que é possível manter-se apaixonado mesmo em um casamento de longa data.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr