6 passos para manter o cônjuge apaixonado

Especialistas provam que é possível manter-se apaixonado mesmo em um casamento de longa data.

Suely Buriasco

Costumamos relacionar a paixão com o início do relacionamento, tanto é assim que o ditado popular diz: “Fácil é se apaixonar, difícil é manter-se apaixonado”. Entretanto, esta ideia tem sido colocada em cheque por especialistas.

Esta matéria afirma que: “No entanto, um estudo recente da Universidade de Stony Brook, em Nova York (EUA), mostra que é possível continuar apaixonado por toda a vida”. Uma das autoras da pesquisa, Bianca Acevedo, afirma: “Quando a paixão amadurece, ela vira amor romântico, com a mesma intensidade, comprometimento e interesse sexual do início. A diferença é que esse sentimento está livre do elemento obsessão, característico da fase inicial do romance”.

Existe um potencial incrível em todos os casamentos. Como podemos tirar o melhor em nosso relacionamento e tornar o potencial a nossa realidade? Para você que deseja manter seu cônjuge apaixonado, vivendo o amor romântico tal qual afirma a especialista, vale seguir esses passos:

1. Crie uma atmosfera de afeto

Ouço muitos casais afirmarem que depois que os filhos chegaram não encontraram mais tempo para o namoro. Não permita que o estresse e as responsabilidades afastem você de seu cônjuge. Seja cortês e amável sempre, trate seu cônjuge com respeito e afabilidade. Crie oportunidades de viver o amor de vocês, cultive a intimidade e estabeleça uma conexão física como forma de demonstrar carinho e afeição.

2. Tenha a generosidade como atitude diária

Casais felizes certificam-se de que atos gentis são uma parte diária de suas vidas. A gentileza tem a propriedade de aproximar os cônjuges e harmonizar a relação. Pessoas gentis são mais compreensivas e empáticas, conseguem mais facilmente manter a alegria e o bem-estar no convívio íntimo.

Advertisement

3. Aceite que nem tudo é perfeito

Todos cometemos erros, reconheça as limitações de seu cônjuge. Aceite que as coisas não são como você deseja e permita que sejam boas, do jeito que são. Ao invés de destacar as imperfeições de seu cônjuge, reconheça o que há de bom em seu caráter e o valorize por isso. Quando você aceita seu cônjuge fortalece os laços amorosos do seu casamento.

4. Dê prioridade a seu cônjuge

Comprometa-se em dedicar um tempo saudável para a convivência amorosa. Estabeleça prioridade para o seu casamento e aja de acordo com isso. Ouça seu cônjuge, cuide por se manter interessante aos seus olhos e isso inclui muitas coisas além da aparência física, que também tem sua importância. Certifique-se de desligar seus telefones e dispositivos. Lembre-se que não se trata de simplesmente estar juntos; isto é sobre manter a chama da paixão.

5. Foque em seu casamento

Não se desvie do objetivo de estabelecer um convívio amoroso com seu cônjuge. Quando emoções destrutivas como a raiva ou a irritação surgirem, pense antes de falar e agir. Ações emotivas súbitas quase sempre causam arrependimento. Analise o quão é importante para você manter a harmonia no relacionamento e utilize a comunicação não violenta para manter em foco o seu objetivo.

6. Cultive os bons sentimentos

Eu costumo dizer em palestras que o casamento feliz é sustentado por três grandes pilares: o amor, a tolerância e a amizade. Acho importante lembrar que o amor é imprescindível, mas sozinho não sobrevive, precisa da tolerância que compreende e da amizade que zela. Desenvolva esses sentimentos e a paixão se manterá acessa. Lembre-se que os verdadeiros amigos são leais, fiéis e jamais se colocam um contra o outro.

Uma excelente medida é chamar o cônjuge para um diálogo construtivo e afetuoso, pelo qual possam selar compromisso de viverem, efetivamente, um para o outro. Sempre é possível trabalhar mais para mostrar o quanto se amam.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.