4 passos importantes para perdoar o cônjuge que foi infiel

Estes são os 4 passos mais importantes para perdoar o cônjuge que foi infiel.

Roberta Preto

“A sinceridade e a franqueza são para o casamento o que a honestidade e a integridade são para os negócios. Sua presença garante o sucesso; sua ausência leva à bancarrota.” (Hugh B. Brown)

Aqui estão 4 passos importantes para perdoar o cônjuge que foi infiel:

1. Perdão

Por que perdoar? Porque você precisa e merece ser feliz novamente. O perdão irá lhe proporcionar um novo caminho, agora, se o seu cônjuge vai estar ao seu lado ou não, você é quem precisa decidir, entretanto, a maior responsabilidade que você possui nesse instante é a de se curar.

Um conselho importante que você não deve esquecer é viver para o presente. O passado precisa ficar onde está, se você foi feliz ou infeliz, já não importa mais. Aprenda a viver o momento, o perdão está no presente e não no passado, porque as mudanças tanto em você quanto no cônjuge devem ser significativas e sinceras. O passado leva embora o que precisa ir, o presente traz as mudanças que precisão ocorrer.

2. Coragem

A traição está entre os piores males que ferem, machucam, dilaceram e matam o amor no lar. Famílias são destruídas por esse ato de covardia. A ferida da traição tende a ser dolorida e profunda.

Advertisement

No entanto, feridas foram feitas para sem curadas e cicatrizadas, deixá-las abertas e sem cuidados tende a causar mais dor e sofrimento, e isso não pode continuar a suceder porque a pessoa traída já sofreu demais e merece ser curada e feliz com ou sem o cônjuge. Essa é uma decisão que cabe somete ao cônjuge traído tomar, assim, é preciso, por parte dessa pessoa, a coragem para decidir se curar e também decidir se o cônjuge permanece ou não em sua vida.

3. Amor

Talvez seja bem difícil falar de amor quando a traição causou tanta tristeza e muita dor, entretanto, o amor se faz necessário, principalmente agora, onde a traição fez do que antes era um pedacinho de céu, um grande inferno.

O amor é a cura! Amar quando o cônjuge menos merece talvez seja um dos maiores desafios de se amar verdadeiramente, porque irá exigir da pessoa traída a capacidade de ser resiliente para não desistir do casamento.

A pessoa traída terá que tomar a decisão de avaliar a relação, os pontos fortes e fracos do parceiro, não com ressentimentos e raiva, mas sim, com três tipos de amor: o amor-próprio, o amor pelo cônjuge e o amor pela família. Ainda que o traidor não tenha pesado isso antes de praticar o ato (porque se o fizesse, jamais teria traído), ainda assim a pessoa ferida precisa fazê-lo, e seja qual for a decisão tomada, com certeza terá sido sua melhor decisão.

4. Perspectiva correta

A perspectiva correta irá localizar os problemas, a profundidade deles e, se for possível, superá-los. Lamentavelmente, em alguns casos específicos o divórcio é a mais triste, porém, a decisão mais correta a ser tomada.

Advertisement

Ter perspectiva correta é o grande passo para superar uma traição e também para perdoar o cônjuge, porque nela será envolvida razão e emoção. Todavia, é preciso que essa busca seja feita com pessoas preparadas para auxiliar o cônjuge que cometeu o ato e a outra pessoa que sofreu a ação.

Buscar ajuda de familiares, amigos e religião é de grande valia e todas são bem-vindas. Contudo, é importante lembrar que a traição causa doenças emocionais e mentais como a depressão, por isso é fundamental buscar ajuda de profissionais que sejam especializados, como terapeutas, psicólogos e psiquiatras.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.