5 atitudes para ser menos dependente no amor e na amizade
Se você acha que não pode viver sem essa ou aquela pessoa precisa ler este artigo.
Suely Buriasco
Claro que é muito bom conviver com a pessoa amada e com amigos, inclusive é muito saudável. O problema acontece quando a pessoa se torna dependente, ou seja, passa a precisar dos outros.
Segundo a psicóloga Ane Caroline Janiro nesta matéria: “…o fato é que há uma grande diferença entre o amor saudável, aquele nos impulsiona para frente, que nos faz evoluir e respeita as nossas individualidades, daquele “amor” que nos aprisiona, que de forma alguma é considerado saudável”.
Cito aqui algumas maneiras de ser menos dependente e desenvolver relacionamentos saudáveis, seja amoroso ou amigável:
1. Invista no autoconhecimento
Se você não sabe quem é, também não saberá preservar a sua individualidade. Você precisa saber do que gosta, suas necessidades, sonhos e desejos para não se perder de si mesmo. Faz parte ceder algumas vezes, mas por parceria, nunca por anulação de si mesmo. A busca do autoconhecimento facilita os relacionamentos e provoca a satisfação de ser quem se é e o anseio de melhorar-se continuamente.
2. Seja assertivo
Antes de agir para agradar o outro perceba se isso agrada você também. Quem vive para agradar as pessoas que ama é carente de amor. Quem não sabe dizer “não” tem medo da rejeição e é muito triste viver essa ameaça continuamente. Seu parceiro ou amigo deve respeitar suas decisões. Ser assertivo também melhora a sua autoestima, fazendo com que você se sinta apto a viver relacionamentos saudáveis.
3. Jamais abandone seus sonhos
Amor não justifica acomodação, dedicação incondicional não implica em abandonar a si mesmo. Pessoas que desistem de seus próprios sonhos para viver o do parceiro ou amigo acabam frustradas e ressentidas. Você e seu parceiro, ou amigo, devem trabalhar no sentindo de alcançar cada um o próprio sonho. Claro que é importante apoiar um ao outro, desde que nenhum sacrifique a própria aspiração.
4. Reconheça o seu valor
Abandone crenças limitantes sobre você mesmo. Pensamentos do tipo: “eu não consigo”, “não sei viver sem” ou “isso é muito pra mim” devem ser substituídos urgentemente. Reconheça seus esforços e aja de forma a ampliar seus limites. Isso provocará grande satisfação íntima. Não se trata de ver qualidades que você não tem, mas de se ver como é, buscando melhorar-se sempre. Sabe da história do gatinho que se olha no espelho e se enxerga um leão? Esquece. O gatinho precisa se ver como é, e gostar disso.
Assista ao vídeo: É importante ser importante
5. Desenvolva suas habilidades
Não é possível confiar a vida e o bem-estar para outra pessoa, esse é um fardo terrível que dilacera qualquer relacionamento. Em vez de esperar que o parceiro ou o amigo atendam às suas necessidades e lhe acolham sempre que enfrentar dificuldades, pense em como você pode fazer isso sozinho(a). Desenvolva a autoconfiança, aprenda estratégias de autocontrole e tome para si a responsabilidade de transformar a sua vida para melhor.
Somos seres únicos e preservar a nossa individualidade é fundamental para não corrermos o risco de viver a vida do outro.