Chocolate com azeite melhora a saúde cardiovascular

Você talvez já tenha experimentado combinações estranhas como batata frita com sorvete ou até pão com farofa, mas já pensou em experimentar chocolate com azeite?

Renata Finholdt

Difícil encontrar quem não goste de chocolate. Ele, comprovadamente, além de delicioso traz também benefícios à saúde (no caso do chocolate meio amargo).

Recentemente uma nova pesquisa, feita pela Universidade de Pisa, na Itália, convocou vinte e seis voluntários (com riscos de doenças cardíacas) para participar, durante quatorze dias, de um estudo de consumo do chocolate meio amargo enriquecido com azeite de oliva extravirgem. Depois dessa experiência, os mesmos voluntários receberam por mais duas semanas chocolate enriquecido com maçã.

Talvez você até goste do sabor do azeite de oliva e também do chocolate, mas já pensou em consumi-los juntos?

O resultado dessas pesquisas foi realmente o que os pesquisadores esperavam, todos os voluntários apresentaram resultados positivos em seus exames de sangue e urina.

Os níveis de células favoráveis ao HDL, conhecido como bom colesterol, aumentaram radicalmente, além de também diminuir a pressão arterial, outro fator importante de ser equilibrado em se tratando de saúde cardíaca.

Advertisement

Os resultados com a segunda experiência, a feita com maçã, foi favorável também, mas com dados inferiores aos da combinação chocolate e azeite de oliva.

Os polifenóis encontrados nestes alimentos são a explicação dada pela universidade para a melhora dos índices analisados, além de também serem os impulsionadores da pesquisa que alia ingredientes tão pouco consumidos juntos. A ideia de consumir dois alimentos ricos em polifenóis juntos é justamente fazer com que a quantidade ingerida seja maior, proporcionando assim mais benefícios à saúde do coração.

Mais estudos serão feitos ainda a fim de duplicar esses resultados. A combinação de azeite de oliva e chocolate ainda não existe à venda nos supermercados, mas a sugestão da pesquisadora é incluir o consumo do azeite para enriquecer nossas refeições diárias, uma vez que se trata de um alimento com muitos benefícios.

O azeite de oliva é um importante antioxidante e também um ótimo anti-inflamatório. Alguns estudos apontam inclusive que as pessoas que têm o hábito de consumir azeite de oliva extravirgem frequentemente em suas refeições adoecem menos que as que não possuem o mesmo hábito.

Além disso, o azeite de oliva extravirgem ajuda a reduzir os riscos de diabetes tipo II, retarda o envelhecimento, pode atrasar ou impedir doenças como Alzheimer, e ainda é um ótimo preventivo para o câncer.

Advertisement

Enquanto não criam o chocolate enriquecido de azeite, podemos usufruir dos benefícios do azeite e do chocolate amargo separadamente.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.