5 razões pelas quais sua pele está cada vez mais oleosa

Pele oleosa é um problema que atinge muitos brasileiros, principalmente 90% das mulheres. Aqui estão as 5 razões que causam esse problema.

Roberta Preto

Segundo o site dermaclub e minhavida, 90% das mulheres jovens possuem uma pele oleosa. Infelizmente, o excesso de brilho e a quantidade de sebo são alguns dos muitos incômodos desse problema.

Para os especialistas, estas são as 5 razões pelas quais a pele se torna cada vez mais oleosa:

1. Água quente

Lavar o rosto é fundamental para manter a pele limpa, entretanto, há dois fatores que precisam ser observados nesse processo. Primeiramente, é importante atentar-se para a temperatura da água, ela não deve ser quente demais. Se ela estiver quente pode ser prejudicial à pele, porque a água quente irá remover a oleosidade natural da pele, assim o organismo acaba produzindo mais sebo. O segundo fator aponta que uma pele que é lavada a todo momento, torna-se desprotegida, assim, ela também irá produzir mais sebo para manter-se protegida.

Então, o melhor a ser feito é usar água morna ou fresca e um sabonete específico que não agrida a pele e que seja próprio para o rosto. E, nada de lavar o rosto em excesso para não produzir mais sebo.

2. Não remover a maquiagem

A maioria das mulheres utiliza o pó no rosto, especialmente o chamado efeito mate, que dá aparência de pele mais seca. Os pós, além de deixarem a mulher mais bonita, também escondem o brilho excessivo da pele oleosa.

Advertisement

A maquiagem pode ser usada pela manhã, tarde e à noite, no entanto, ela jamais deve ser esquecida na pele. É importante que antes de dormir a mulher lave bem o rosto, também é preciso limpar o rosto com uma espuma e produtos específicos para eliminar toda maquiagem. Lembrando que há diversos produtos especializados e desenvolvidos para combater pele oleosa.

3. Má alimentação

A alimentação é fundamental para a saúde de todo o corpo. A pele só tende a ser saudável se a alimentação for balanceada e rica em proteínas e minerais.

Alimentos industrializados não são recomendados para se ter uma pele saudável, entretanto, investir em alimentos ricos em zinco pode ser a melhor solução, porque são poderosos para combater a oleosidade da pele. De acordo com a Dra. Tatiana Nogueira Matos o zinco é um mineral que tem o poder de ajudar no controle do sebo e também tem a responsabilidade de organizar a queratinização da pele.

4. Desequilíbrio hormonal

O desequilibro hormonal pode desencadear a oleosidade em excesso na pele, principalmente nas mulheres que passam por muitas fases e sofrem alterações hormonais, como a menstruação, gravidez e menopausa. Geralmente, devido a tais mudanças hormonais, as glândulas sebáceas são estimuladas, com isso a pele fica mais oleosa e cheia de espinhas.

5. Exposição solar excessiva

Tudo que fazemos em excesso tende a nos prejudicar, principalmente quando se trata de se expor à luz solar em excesso, pois em dias ensolarados a pele oleosa tende a ficar mais grudenta, isso sucede porque as glândulas sebáceas ficam mais ativas nos dias de sol.

Advertisement

O uso de protetor solar é essencial na proteção da pele. O fator mínimo deve ser de FPS 30, eles foram desenvolvidos para formar barreira contra os raios ultravioletas e para combater a oleosidade da pele.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.