Como a humildade enriquece nossa fé

A humildade só pode enriquecer a fé, quando agimos com mansidão e brandura de coração, quando reconhecemos a nossa dependência do outro e não nos engrandecemos pelas coisas que temos ou que poderemos ter por

Jacira Silva dos Santos Araujo

Humildade aos olhos do mundo muitas vezes é associada às pessoas que se submetem a tudo que lhe pedirem, ou mesmo ao fato de não reagirem quando são ofendidos, ou às pessoas que tem muitas necessidades materiais principalmente associadas a alimentos, porém a humildade está muito mais relacionada à capacidade de agir e receber a reação, ou seja, reagir às provações e dificuldades com mansidão.

Segundo o dicionário “humildade é simplicidade ou despojamento. Atributo característico de quem possui o conhecimento sobre os seus próprios limites; modéstia. Que expressa submissão à frente de seus superiores; acatamento. Escassez de luxo; falta de brilho; com simplicidade; sobriedade: a humildade de suas vestes.”

Conforme a definição podemos perceber que a humildade está relacionada não apenas às atitudes, mas em todo seu comportamento, atitudes e ações. Quando relacionamos a atitude de ser humilde tanto na modéstia quando em seu coração, somados à fé, nossa capacidade de compreender, aceitar e agir com sabedoria e discernimento aumenta.

Como a humildade enriquece a fé

?

A humildade só pode enriquecer a fé, quando agimos com mansidão e brandura de coração, quando reconhecemos a nossa dependência do outro e não nos engrandecemos pelas coisas que temos ou que poderemos ter por nossa posição social.

Advertisement

A prática da fé somada à humildade nos dá a capacidade de discernir melhor as decisões que precisamos tomar em nossa vida, é como um efeito dominó, quanto mais humildes e sábias as nossas decisões, mais tudo a nossa volta fluirá para o bem, as riquezas deste mundo podem nos proporcionar alegrias, porém são alegrias temporais.

A humildade para o mundo muitas vezes está relacionada à fraqueza, mas se todas as fraquezas estivessem relacionadas à capacidade de aceitar e ser modesto nas decisões, seria bom que o mundo fosse inundado por pessoas humildes.

O mundo está carente de pessoas de bom caráter, que reconhecem as suas fraquezas, que reconhecem as suas qualidades e, principalmente, que saibam utilizar seus dons e talentos com humildade de coração para somar e abençoar a vida de pessoas, sem tirar proveito da situação.

“Sê humilde nas fraquezas, e o Senhor há de guiar-te, guiar-te pela mão e responder-te a oração. Sê humilde em tuas preces e terás a doce bênção, a bênção de sentires seu consolo e proteção.” (Grietje Terburg Rowley)

Não é vergonha nenhuma demonstrar humildade, aliás, é uma qualidade que nos capacita a entender que não estamos sozinhos e dependemos sempre do outro para que nossa vida prossiga; portanto deixe que os seus verdadeiros sentimentos inundem o coração, a verdadeira riqueza está na capacidade de agir com fé, confiança e humildade nas pequenas atividades do dia.

Advertisement

“A verdadeira humildade irá levar-nos, inevitavelmente, a dizer a Deus ‘seja feita a Tua vontade.’ ” (Marlin K. Jensen)

Nem tudo que queremos muitas vezes se realizará, não se considere uma pessoa incapaz ou infeliz por isso, porém aja com fé quando as dificuldades vierem, aja com fé mesmo que nem todos os seus sonhos se realizem, aja com fé perante o desânimo, e faça da fé e da humildade um convite inabalável para fazer parte de sua vida, tenho certeza que ao agir dessa forma o Senhor abençoará sua vida e proverá todas as coisas necessárias.

Toma un momento para compartir ...

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.