Pessoas que choram vendo filmes são emocionalmente mais fortes

Chorar assistindo a um bom filme revela pessoas sensíveis ao sentimento alheio. Você chora assistindo a filmes?

Renata Finholdt

Você é uma daquelas pessoas que ao assistir uma cena triste na TV se envolve e derrama algumas lágrimas? Saiba que essa sensibilidade que muitos acreditam ser um sinal de fraqueza, na verdade, é um sinal de pessoas que se importam com a dor alheia e são emocionalmente fortes.

A empatia nada mais é do que a capacidade de se colocar no lugar do outro e, segundo Augusto Cury, médico psiquiatra e escritor brasileiro, ela demonstra o grau de maturidade do ser humano.

Portanto, dá próxima vez que sentir vontade de chorar assistindo alguma cena emocionante na televisão ou em algum filme, não se envergonhe e nem tente disfarçar sua emoção, deixe que ela escorra pelos seus olhos através das lágrimas. Chorar é uma forma do ser humano liberar emoções e assim se sentir melhor, mais leve, como já diziam os mais antigos.

Quando nos sentimos envergonhados, normalmente controlamos nossa vontade de chorar e expressar nosso sentimento. Na verdade, essa atitude que quase todos nós temos não faz bem a nossa saúde emocional. Ao deixarmos de liberar nossas emoções estamos mais tendenciosos a sofrer com tristeza, depressão, estresse, mau humor e irritabilidade.

Isso tudo sem contar o mal-estar físico. Ao segurar demais o choro muitas pessoas relatam que sofrem depois com tensão nos ombros e dor de cabeça.

Advertisement

Quando derramamos algumas lágrimas ao assistirmos uma cena triste de um filme, por exemplo, não choramos apenas pela empatia ao personagem, mas também liberamos toda a tensão que acumulamos a algum tempo sobre nós e que naquele momento vem à tona. O choro nesse momento funciona como um bom calmante.

Algumas pessoas, por outro lado, simplesmente não conseguem chorar com tanta facilidade, talvez por reflexo de sua educação quando pequenas, quando chorar era feio ou coisa de criança. Essa informação da infância retida na mente faz com que o choro seja algo proibido, porém, felizmente, há técnicas aplicadas por profissionais que podem permitir liberar essas emoções refreadas que tanto fazem mal ao organismo como um todo.

Se você quer aproveitar para ver um bom filme e derramar algumas lágrimas calmantes, na internet há várias sugestões de filmes maravilhosos, dentre eles: Sempre ao seu lado, O menino do pijama listrado, Marley & eu, O curioso caso de Benjamin Button, A teoria de tudo, A vida é bela, dentre outros.

Aproveite seus momentos livres e se permita desfrutar deste sentimento.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.