10 ideias de atividades e presentes para as reuniões de família

Fazer reuniões anuais ou bianuais de família é uma tradição marcante, onde todos podem matar as saudades, acompanhar o progresso dos filhos e netos, e inteirarem-se das novidades de cada um.

33,015 views   |   171 shares
  • Algumas famílias numerosas possuem a tradição de fazerem reuniões anuais, onde todos os membros vêm de longe, se encontram, e colocam o papo em dia, sabem das novidades relativas a todos que fazem parte da mesma. Alguns preferem feriados prolongados como o Natal ou a Páscoa.

  • Algumas dicas para organizar uma reunião anual de família:

    1. O motivo pode ser somente para reunir todos, ou mesmo o aniversário de casamento dos avós, o casamento de alguém, a formatura de um filho, etc.

    2. Converse com os envolvidos, em especial os parentes diretos que possam ajudar com a organização do evento.

    3. Façam convites e mandem para os membros da família com antecedência, principalmente os que moram longe.

    4. Alugue uma chácara ou um centro esportivo ou de eventos.

    5. Distribua as tarefas, por exemplo, quem vai cuidar do churrasco, das saladas, outra pessoa cuida das sobremesas, outra cuida das brincadeiras para as crianças, outra pode desenvolver jogos para os adultos, atividades e decoração.

    6. Cheque todos os papéis de todos 1 mês antes, e 2 semanas antes para ver se está tudo em ordem.

    7. No dia anterior cheque com aqueles que possuem tarefas em relação à comida a ser servida, decoração, atividades, e veja se está faltando algo que precise de ajuste nas últimas horas.

    8. No dia da reunião, peça ajuda a várias pessoas para irem cedo ao local preparar tudo e aguardar a chegada dos membros, onde todos possam colaborar trazendo algo.

    9. Aproveitem, coloquem o papo em dia, estreitem os laços familiares, e muito cuidado para não magoar ninguém.

    10. A ordem é fazer memórias inesquecíveis.

  • Algumas dicas de atividades a se fazer com adultos e crianças nessas reuniões:

    • Às vezes alguém, ou mais de uma pessoa da família, trabalha em empresas que patrocinam e gostam de fazer propaganda de seus produtos em festas e reuniões de pessoas. Aproveite as amostras que podem ser usadas como prêmios para os ganhadores dos jogos.

    • Monte alguns kits de scrapbook, colagens, saquinhos de balas e bombons, para distribuirem aos ganhadores de um bingo ou outra atividade.

    • Vocês podem mandar fazer camisetas da mesma cor escrito o sobrenome da família, ou mesmo camisetas brancas normais, onde todos possam assinar com caneta para escrita em tecido, o que será uma recordação engraçada.

    • Faça bonecos de papel ou plástico e coloque nomes como "a pessoa mais engraçada", "o melhor jogador de baralho", "o melhor churrasqueiro", "o que viajou mais tempo", "o que mudou mais desde a última reunião", e ao final distribua os prêmios para todos.

    • Organize uma árvore genealógica, colando uma ou várias cartolinas numa parede e marcando todos que chegarem, filhos de quem são, ou netos, bisnetos, cônjuges. Não se esqueça de usar cores diferentes, poderá fazer desenhos de homem ou mulher, e escreva todos os nomes, datas de aniversário e local de nascimento no final, marcando bem em que local da árvore se posicionam.

    • Vocês podem fazer até um amigo secreto entre todos os participantes. Quanto mais gente melhor. Se não der para fazer antes, peça a todos que tragam um presentinho qualquer, tipo num valor de R$ 10,00 cada, e no começo, conforme forem chegando, dê-lhes um número. Faça uma lista de presença numerada e cada um que chegar assina num número, e quem tirou aquele número dará o presente àquela pessoa.

    • O mais importante: Tirem fotos, muitas fotos! Família toda reunida, casais com filhos, crianças, famílias inteiras. Quanto mais, melhor. Montar um álbum ou mesmo um livro dessas reuniões de família com histórias e relatos será um presente e tanto para os participantes.

  • Advertisement
  • Enfim, aproveite a companhia uns dos outros e construa memórias inesquecíveis!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

10 ideias de atividades e presentes para as reuniões de família

Fazer reuniões anuais ou bianuais de família é uma tradição marcante, onde todos podem matar as saudades, acompanhar o progresso dos filhos e netos, e inteirarem-se das novidades de cada um.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr