A influência moral de uma mãe no lar

Não há maior felicidade do que a de sermos pais e podermos criar filhos honrados.

Tatiane Bellini Covre

Casar e ter filhos sempre foi meu maior sonho, desde criança, mas muitos problemas e contratempos da vida me fizeram esperar um pouco para isso acontecer. Quando finalmente encontrei o homem da minha vida e nos casamos, ainda tiveram alguns abortos espontâneos que também me fizeram esperar um pouco mais pela maternidade; mas hoje sei que essa espera e as dores que passei foram realmente necessárias para que eu me tornasse uma pessoa melhor, uma esposa e mãe mais dedicada. Não sou perfeita, mas com certeza mudei muito meus pensamentos e ações nesse período de ansiosa espera.

Tornar-me mãe foi a coisa mais encantadora, agradável e maravilhosa que aconteceu em minha vida. Eu sempre sonhei ser mãe e pensava que fosse bom, mas quando tive minha filha descobri que era imensamente melhor do que eu havia imaginado. Mas junto com o encantamento veio a responsabilidade e preocupação que carregamos junto com todo nosso amor por nossos queridos filhos. Vi também a mudança em meu marido e hoje vejo nele um pai amoroso e dedicado e sei que as tribulações nos ajudaram a tornar-nos melhores companheiros e pais.

Vendo minha filha crescer, infelizmente, vejo paralelamente crescer também a falta de respeito à família, aos pais e principalmente aos filhos.

Muitas mulheres estão mais preocupadas com suas carreiras do que com seu marido e filhos, outras desvalorizam o papel da mulher como dona de casa dizendo que isso é pequeno. Não posso imaginar nada maior do que criar, amorosamente, lindos filhos e cuidar da casa em que vivemos para que ela seja aconchegante e acolhedora. Qualquer ocupação de emprego pode ser feita por muitas pessoas, mas a de ser mãe da minha filha é só minha. Somente eu, neste mundo, a amo da forma mais pura e celestial e desejo seu bem, e posso saber e sentir como fazer ou não fazer na criação dela.

Sou extremamente grata a minha mãe pela sua dedicação a nossa família e por sempre estar disposta a me ajudar, pela ajuda nas lições de casa e trabalhos escolares, pelas aulas de culinária, pelas broncas quando eu errava e pela grande demonstração de amor que ela sempre me dava mesmo quando eu não era tão boazinha assim. Também sou grata a meu marido que me valoriza como esposa, mãe de seus filhos e cuidadora de nosso lar. Isso é de grande valia.

Advertisement

Claro que respeito a opinião e forma de vida de todos, mas essa é a minha: ser uma boa mãe e esposa é o principal papel da mulher. É claro que temos muito mais que isso dentro de nós, por isso vemos tantas coisas maravilhosas que as mulheres são capazes de fazer, mas ensinar os filhos o valor da vida, da moral, do respeito e da família é a nossa principal responsabilidade.

Para mim uma boa mãe, e também esposa, não é perfeita, mas se esforça por ser melhor a cada dia agindo assim:

1. Ora pedindo a orientação do Senhor sobre como criar os filhos e agir com o marido e no lar.

2. Mostra ao marido e aos filhos, em palavras e ações, que tem orgulho de ser esposa, mãe e cuidar do lar.

3. Cumpre bem seu papel e dá primeiramente aos filhos o exemplo de como agir e assim poder realmente mudar o rumo da história de sua família.

4. Traz paz ao lar criando filhos mais prontos a se corrigir.

5. Desculpa-se quando erra ensinando seus filhos, desta maneira, a pedirem desculpas e que todos podem errar e se arrepender.

6. Tenta entender o porquê seu filho está agindo daquela forma e dá a ele a liberdade de dialogar.

7. Divide as preocupações e responsabilidades com o marido, dando a ele a devida importância.

8. É honesta com todos em sua volta e se esforça por agir sempre da melhor forma.

9. Veste-se com recato, e também exige isso dos filhos.

10. É gentil e carinhosa, mas firme quando deve ser.

11. Não fala palavras de baixo calão ou grosseiras.

12. E o mais importante, em minha opinião, se conhece, sabe suas qualidades e fraquezas e busca melhorar e se fortalecer a cada dia, se ama e se respeita e assim vive bem consigo mesma deixando essa paz transparecer e influenciar todos ao seu redor.

Com certeza existe muito mais a ser feito, mas é assim que começamos a caminhar nesse lindo e, ao mesmo tempo, difícil caminho da vida. Vamos aprendendo, agindo e assim crescendo em nossa bela jornada da vida, e com o tempo damos flores e frutos, isso é maravilhosamente gratificante.

Ser mulher e mãe é magnífico!

Toma un momento para compartir ...

Tatiane Bellini Covre

Tatiane Bellini mora em Porto Ferreira Sp Brasil.