Estudo revela que donos de gatos são mais propensos a ter esquizofrenia

Não basta apenas adotar um gatinho, é preciso cuidar de sua saúde. Veja aqui hábitos seguros para se proteger.

2,054 views   |   11 shares
  • Se você tem gatos, ou convive frequentemente com eles, precisa ficar alerta a mais um estudo que aponta a relação entre a esquizofrenia e os donos destes felinos.

  • Ainda na década de oitenta, um estudo apontava que mais de cinquenta por cento de doentes esquizofrênicos conviviam com gatos em sua infância, e atualmente uma nova pesquisa feita por um instituto americano apontou a mesma relação com resultados parecidos com os encontrados anteriormente.

  • Os cientistas descobriram que um parasita que pode viver nos gatos pode ser o responsável pelo desenvolvimento da doença em humanos anos mais tarde. Trata-se do Toxoplasma Gondii, o mesmo parasita que transmite a toxoplasmose. Os responsáveis pelo estudo acreditam que esse parasita forma pequenos cistos no cérebro dos humanos que afetam os neurotransmissores. Com isso, no final da adolescência e início da fase adulta, a doença começa aos poucos a dar seus primeiros sinais.

  • Algo importante a salientar é que nem todos os gatos são portadores do parasita. Se você tem um gatinho de estimação não é preciso se livrar dele, apenas os gatos hospedeiros do parasita é que podem contaminar os seres humanos.

  • Para saber se seu animal de estimação é portador do Toxoplasma Gondii é preciso levar o felino ao veterinário e fazer o exame de sorologia para detectar se seu gato está ou não infectado com o parasita transmissor. Caso o resultado seja positivo, há tratamento para seu animalzinho, mas é um tratamento demorado e com efeitos colaterais, sendo assim o melhor é prevenir.

  • Para garantir que seu animal e você não adoeçam, cuidados básicos precisam ser tomados. Dentre eles, nunca entrar em contato direto com as fezes do bichinho. O uso de luvas é fundamental. Lave as mãos com frequência, evite deixar seu gatinho circulando à vontade pela rua, uma vez que ele pode entrar em contato com animais contaminados e trazer a doença para dentro de sua casa e ao convívio de sua família.

  • Esquizofrenia

  • Uma pessoa esquizofrênica parece viver em uma realidade paralela. Trata-se de uma doença de caráter psiquiátrico que antigamente levava as pessoas doentes a sanatórios.

  • Advertisement
  • Segundo especialistas, os primeiros sintomas costumam surgir ainda na adolescência e precisam ser acompanhados por um psiquiatra a fim de proporcionar qualidade de vida ao paciente.

  • Há vários tipos de tratamento para a doença que precisam ser analisados pelo médico de acordo com cada caso. A esquizofrenia ainda não tem cura, mas é possível mantê-la controlada.

  • Muitos fatores de desenvolvimento da doença podem ser apontados, inclusive o parasita encontrado em gatos doentes. Por este motivo manter a saúde de seu animalzinho em ordem é importante para garantir a sua própria saúde também.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

Estudo revela que donos de gatos são mais propensos a ter esquizofrenia

Não basta apenas adotar um gatinho, é preciso cuidar de sua saúde. Veja aqui hábitos seguros para se proteger.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr