4 maneiras de criar um vínculo maior com as crianças

Para um desenvolvimento saudável as crianças precisam de vínculos fortes com seus pais.

1,790 views   |   3 shares
  • O equilíbrio emocional de uma criança ajuda em seu desenvolvimento para a vida adulta. Por isso um vínculo com as pessoas com quem ela tem maior contato é fundamental para seu crescimento sadio.

  • Ele pode ser adquirido através do tempo e convivência, mas requer a confiança da criança para se formar. Uma mãe que cria um bebê, mas apenas o alimenta e o deixa limpo sem interagir com ele não consegue formar um vínculo resistente. Algumas das melhores maneiras de se criar vínculos fortes com crianças são:

  • 1. Carinho

  • Quando existe uma interação afetuosa entre o pai ou mãe e a criança, o vínculo emocional é fortalecido. Ele pode ser demonstrado de várias formas, a mais conhecida é o abraço. Segurar a mão também é muito confortante para a criança e ela sente segurança. Pais que conseguem demonstrar seu amor através de gestos carinhosos são mais felizes e seus filhos se tornam mais seguros.

  • 2. Olhares

  • Crianças são muito perspicazes e entendem olhares desaprovadores muito facilmente. Ao perceber que a pessoa que a cuida olha com amor e orgulho ela se sente amada e lança o mesmo olhar para seus pais. Ela compreende que a conexão é tão grande entre eles que basta olhar para se compreenderem.

  • 3. Conversas

  • A comunicação é muito importante para a humanidade. Crianças que recebem a atenção de seus pais quando contam suas aventuras mantêm o vínculo com eles. Elas sentem que podem confiar e que são amadas porque tempo lhes é disponibilizado, e assim ela pode expressar suas frustrações, sucessos e dúvidas porque sabe que será ouvida e atendida em suas dificuldades. Conforme ela vai crescendo, o vínculo fica cada vez mais forte e a probabilidade de uma vida adulta mais segura será muito maior.

  • 4. Brincadeiras

  • Para a criança, o lúdico tem uma parte importante no mundo. Ela se realiza no fazer de conta, pois sonhos ajudam no alcance das metas. Pais que brincam com seus filhos, além de criar um vínculo forte, são mais felizes, pois a interação os possibilita afastar um pouco das preocupações diárias e entrar no mundo da fantasia também. As memórias destes momentos especiais serão guardadas para sempre em seus corações.

  • Advertisement
  • Assim como muitas outras situações da vida, um equilíbrio precisa ser encontrado. Ficar brincando com o filho o dia inteiro não será bom para a formação do vínculo emocional, pois a criança entende que seus pais precisam sair e trabalhar e que os momentos deles não serão totais. O mesmo se dá com os outros itens. Encontrando a dose adequada o relacionamento com as crianças será saudável e feliz e seu desenvolvimento muito melhor.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Leia o artigo, viva os ensinamentos e compartilhe!

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

4 maneiras de criar um vínculo maior com as crianças

Para um desenvolvimento saudável as crianças precisam de vínculos fortes com seus pais.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr