5 mitos absurdos sobre emagrecimento que muita gente acredita

Especialista explica 5 mitos absurdos sobre emagrecimento que muita gente acredita e que pode ser prejudicial à saúde.

Roberta Preto

Segundo a nutricionista Claudia Coelho, há muitos mitos absurdos sobre emagrecimento que acabam por prejudicar a saúde de muitas pessoas. Para a especialista as pessoas que desejam emagrecer não devem jamais deixar de comer e, principalmente, não devem buscar conselhos de qualquer um. É mais seguro e correto buscar ajuda de um profissional qualificado.

De acordo com o site Exame Abril, estes são os 5 mitos absurdos sobre emagrecimento que muita gente acredita:

1. Jantar todos os dias engorda

Segundo Claudia Coelho, o problema não está em jantar, mas, jantar de forma errada. As pessoas não vão engordar por estarem consumindo alimentos durante o jantar, pois a hora do dia não importa e nem interfere no processo, entretanto, a quantidade ingerida de alimentos é que faz toda diferença, esse consumo extrapolado é responsável no aumento de peso.

A especialista diz que o metabolismo é mais lento durante a noite, e as atividades nesse horário tendem a ser mais tranquilas, por isso que a melhor refeição para a noite encontra-se no consumo de alimentos mais leves, como legumes, sopa, saladas e frutas.

2. Carboidratos devem ser evitados durante a noite

Mito! Segundo a nutricionista, não faz sentindo eliminar os carboidratos durante a noite, apesar do metabolismo ser mais lento, (como ela já havia citado no tópico acima), o melhor a ser feito é se policiar, não apenas com os alimentos com carboidratos, mas, sim, com qualquer alimento, pois tudo que é demais, mesmo as coisas mais leves, acabam por prejudicar a saúde quando consumido de forma exagerada.

Advertisement

O ideal para manter a dieta equilibrada é investir na moderação dando prioridade para diminuir a quantidade do carboidrato, como arroz, pão e massas, mas, não é preciso eliminá-los do cardápio.

3. Evitar ou pular refeições ajuda emagrecer

Evitar ou pular as refeições para perder peso é um grande erro que, além de não emagrecer, ainda tende a provocar problemas sérios de saúde.

Segundo as nutricionistas Claudia Coelho e Rosane Santos, ainda há pessoas que têm esta visão errônea e, sem buscar orientação e ajuda de um profissional especializado, cometem tais erros, pois elas seguem dietas sem aprovação de um profissional. Essas pessoas deixam de comer por um longo tempo, provocando um retardamento no metabolismo. Então, o metabolismo entende que a pessoa está em situação de risco, ele começa a economizar energia, surtindo uma lentidão, assim, cada vez o indivíduo carece de menos calorias para manter o peso.

4. Deve-se cortar todas as gorduras das refeições

Mito! Existem diversos tipos de gorduras e algumas são benéficas para a saúde, como o óleo de coco e a linhaça germinada. Eles até contribuem na dieta, porque são gorduras excelentes que ajudam no emagrecimento, quando são acompanhados de uma dieta equilibrada e moderada, recomendada por profissionais qualificados.

“O lipídio faz parte das membranas celulares. O que devemos é moderar o consumo referente à quantidade, já que cada grama representa nove calorias, mais que o dobro dos carboidratos (quatro calorias), ressalta Claudia Coelho.

Advertisement

5. Beber água quente pela manhã emagrece

Beber água quente pela manhã ou em jejum não fará a pessoa emagrecer. O que pode ocorrer, na verdade, é uma evacuação, pois isso pode gerar um aceleramento no funcionamento do intestino. Todavia, vale ressaltar que beber água quente não irá derreter de nenhuma maneira a gordura do organismo.

Para queimar gordura, o ideal é consumir alimentos conhecidos como termogênicos, como gengibre, canela e pimenta, eles possuem a capacidade de fazer esse processo de queimar calorias.

“Queimar gorduras e eliminar peso depende da qualidade e quantidade de alimentos ingeridos e o gasto calórico.”, diz Claudia Coelho.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.