4 sinais escondidos de gravidez

Alguns sinais de gravidez são óbvios, outros passam despercebidos ou comumente confundidos com problemas comuns de saúde.

Stael Ferreira Pedrosa

Hoje em dia é quase impossível alguém estar grávida e não saber. A informação está ao alcance de qualquer celular e já são mais de 240 milhões de linhas telefônicas com acesso à internet. Então, é possível buscar informações sobre se aquilo que sente é gravidez ou não. Os sinais costumam ser bem conhecidos: enjoo, sonolência, escurecimento dos mamilos, seios sensíveis, fome aumentada, etc.

No entanto, existem sinais que a maioria das pessoas nem percebe. Por exemplo, sangramento gengival é algo que qualquer pessoa pode ter, assim como sangramento nasal. No entanto, esses são sinais de gravidez. Algumas vezes são sinais transitórios e sem complicações. No entanto, se o sintoma permanece ou se agrava, é aconselhável procurar o médico. Esses sintomas menos comuns costumam passar despercebidos pela maioria das mulheres.

Aqui estão 4 deles

1. Sangramentos e vasinhos

Sangramentos gengivais, nasais e vaginais (que podem ser confundidos com menstruação, mas que duram apenas um dia) podem ocorrer durante a gravidez. Isso se explica devido ao aumento no fluxo sanguíneo circulante, que deixa os vasos maiores e mais sensíveis durante esse período fazendo surgir hemorragias e os terríveis vasinhos além de deixar as veias mais salientes.

2. Alterações no paladar

Esse nem é um sinal tão escondido assim, já que parte do enjoo vem daí, porém um estranho gosto metálico na boca passa despercebido e é sinal de gravidez. Isso é devido às alterações hormonais. A disgeusia surge por volta da sexta semana de gestação, ou seja, no segundo mês após a fecundação. Portanto, ela é um dos sintomas para desconfiar de gravidez.

3. Coceiras

Coça tudo, coçam os seios, a barriga, os braços e pernas. Se notar coceira nessas regiões sem causa aparente pode ser gravidez, já que os hormônios da gravidez, principalmente o HCF, deixam a pele mais ressecada e mais sensível, inclusive os olhos também ficam mais ressecados e merecem atenção.

Advertisement

A coceira e irritação aparecem principalmente na região da barriga e dos seios. No entanto, essa coceira não deve ser intensa. Caso seja a ponto de incomodar, busque seu médico, pois pode ser colestase obstétrica, doença grave cujo principal sintoma é uma coceira muito forte. A coceira também não deve vir acompanhada de manchas vermelhas ou após febre. Se assim for, é importante procurar o médico imediatamente.

Diz a crença popular que, coçar a barriga provoca estrias. Tal crença não procede. Na verdade, quando coça é porque a estria já está se formando, por isso ela surge após coçar.

4. Tosse e infecções do trato respiratório

Durante a gravidez o sistema imunológico se torna menos eficiente e pode ser uma das explicações para o aparecimento de tosse, já que deixa a grávida mais exposta às agressões orgânicas como gripes e resfriados.

As alterações hormonais durante a gravidez podem ser as causas dos acessos de tosse, já que o aumento do hormônio estrogênio pode fazer as mucosas incharem causando rinite gestacional, que pode causar tosse seca (sem secreções) ou produtiva (com secreções).

Caso você perceba em si mesma algum desses sinais juntamente com período menstrual atrasado, cansaço e sonolência, é bem possível que esteja grávida. Faça um exame o mais rápido possível.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.