Modelo de 24 anos compartilha sua batalha contra o câncer no Instagram

Detectar a doença em seu início pode ser o diferencial entre a cura e o avanço da doença.

Renata Finholdt

Uma modelo brasileira de apenas vinte e quatro anos foi diagnosticada recentemente com câncer no estômago, doença que já fez com que ela perdesse quinze quilos em apenas dois meses de tratamento.

Nara Almeida tem compartilhado sua luta contra o avanço da doença através de sua rede social. Após três sessões de quimioterapia, todas feitas através do SUS, pois a modelo não possui convênio de saúde, Nara precisou interromper o tratamento, uma vez que a forte medicação causou hemorragia nas paredes do estômago.

A alegria de quem vai receber alta hoje!! ?

A post shared by Nara Almeida (@almeidanara) on

Após um período de internação e novos exames, foi constatado que a doença avançou para outros órgãos como o pâncreas e peritônio, fato que caracteriza metástase.

Advertisement

Como parte do tratamento Nara se alimenta através de sonda, além disso pode ingerir apenas sorvete e iogurte, nesta fase de cuidados.

A modelo tem recebido o carinho de seus seguidores, em sua rede social, que lhe enviam mensagens de otimismo além de muitos presentes.

Câncer de estômago

Inicialmente o câncer de estômago pode ser confundido com uma úlcera, pois os sintomas iniciais são muito parecidos. Apenas uma endoscopia com biópsia ou uma ressonância magnética podem afirmar a presença do tumor maligno.

Advertisement

Azia, perda de apetite, náuseas, vômitos, fraqueza, dores pela barriga e emagrecimento sem causa aparente podem ser sinais da presença da doença.

Buscar auxílio médico logo nos primeiros sintomas pode fazer a diferença entre a cura e o avanço da doença para outros órgãos, ou seja, a metástase. O tratamento para doença é similar a tumores em outros órgãos: quimioterapia, radioterapia, cirurgia para retirada da parte afetada; e todos eles podem ter um resultado bastante favorável quando é feito na fase inicial do câncer.

A metástase, por sua vez, pode ocorrer para outros órgãos vizinhos, como no caso da modelo brasileira. Pâncreas e fígado podem receber células cancerígenas provenientes deste tumor. Uma metástase quase sempre agrava o quadro e torna a cura mais difícil.

Hábitos saudáveis são sempre a melhor forma de prevenção para todas as doenças, no caso específico do câncer de estômago a doença pode surgir com maiores chances em pessoas com úlceras ou gastrites mal curadas, cirurgias de estômago, herança genética, infecção por H. Pilory, e ingestão excessiva de alimentos em conserva.

Criar o bom hábito de examinar a saúde anualmente pode ser um grande diferencial para a cura de inúmeras doenças, dentre elas o câncer.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.