Dormir nesta posição nos 3 últimos meses de gestação faz aumentar o risco de morte do feto, diz estudo

Muitos bebês poderiam ser salvos todos os anos se as grávidas dormissem na posição correta, dizem os cientistas.

Erika Strassburger

Um estudo recente feito com cerca de mil mulheres grávidas no Reino Unido mostra que dormir de barriga para cima faz dobrar o risco de morte do feto. Os pesquisadores analisaram os hábitos do sono dessas mulheres. Para 28% (291) delas, o bebê veio ao mundo sem vida (natimorto).

O estudo recebeu o nome de MiNESS (“The Midlands and North of England Stillbirth Study”, ou Estudo sobre Natimortos do Centro e Norte da Inglaterra). Foi conduzido por Alexander Heazell, diretor clínico do Tommy’s Stillbirth Research Centre, centro de pesquisa sobre natimortos do Mary’s Hospital de Manchester, na Inglaterra. Ele foi publicado na Revista Britânica de Obstetrícia e Ginecologia.

Os cientistas dizem que o mais importante é a posição em que as grávidas pegam no sono e não a em que acordam

“O que não quero é que as mulheres acordem de costas e pensem: ‘minha nossa, fiz algo horrível com meu bebê’. A questão que pesquisamos é muito específica: em qual posição as pessoas foram dormir e por quanto tempo permaneceram nelas comparando com outras. Você não pode fazer nada em relação à posição que acorda, mas pode escolher a posição em que vai dormir”, esclarece Heazell.

Outro estudo feito em 2015, na Austrália, já havia associado a posição do sono da mãe com a morte fetal. Mas era necessário que mais pesquisas fossem realizadas. Então, o MiNESS foi estabelecido para levar isso adiante.

Advertisement

A posição mais segura

A melhor posição para dormir nos três últimos meses de gestação é também a mais confortável: de lado.

Levantamentos feitos no Reino Unido mostram que uma em cada 225 gestações terminam com a morte do bebê. Para os autores da pesquisa, se as mulheres dormissem de lado 130 bebês poderiam ser salvos todos os anos.

Os pesquisadores não sabem ao certo por que dormir de barriga para cima faz o risco de morte dos bebês aumentar. Uma hipótese é que o peso do feto poderia pressionar os vasos sanguíneos e afetar o fluxo de sangue e a oxigenação do bebê.

Advertisement

Campanha de conscientização

Com base no resultado da pesquisa, o Tommy’s lançou a campanha Sleep on Side (Durma de Lado) para incentivar as grávidas a escolherem essa posição na hora de dormir.

Leia: Após seu filho de 7 meses morrer asfixiado no berço, esta mãe implora para que outros pais não cometam o mesmo erro

Assista ao vídeo da campanha

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.