Como realizar nossos papéis individuais como homens e mulheres para fortalecer a família

Você acredita que pai, mãe, marido e mulher têm responsabilidades distintas para que a família seja feliz? Quais você considera importante?

927 views   |   shares
  • É cada vez maior o número de pessoas que consideram o relacionamento tradicional em família como um fardo e cultuam uma vida totalmente independente, desprendida de relacionamentos sérios e que se baseia em prazeres momentâneos. O problema maior é que isso não acontece somente com pessoas solteiras, mas também em muitos casamentos, em que um ou ambos os cônjuges priorizam seus próprios interesses, ignoram a lealdade entre casal e, apesar dos votos matrimoniais e da promessa de uma vida em família, têm interesses egoístas e só se preocupam com os objetivos individuais.

  • Casamento: desafio e bênção

  • Não há como prever como será o casamento antes de embarcar nesse compromisso. Homem e mulher são muito diferentes, não só na essência do feminino e masculino, mas também como indivíduos. Escutei recentemente uma filha de consideração dizer que seu namorado era perfeito. Falei que um dia ela perceberia que apesar de ele ser muito bom, certamente não era perfeito. É comum pensarmos assim sobre a pessoa por quem estamos apaixonados, até que a paixão passa e começamos a enxergá-la com mais clareza e algumas vezes nos decepcionamos. Em outras, no entanto, a paixão dá lugar ao amor e passamos para o passo seguinte: aprender como viver com os defeitos dessa pessoa.

  • A questão é que aprender a lidar com outra pessoa, principalmente quando temos que dividir a vida com ela, é desafiador mesmo que haja amor. E no mundo de hoje, há uma grande campanha a favor dos prazeres, das diversões, e contra o que chamam de “aprisionamento”, que para eles é o que proporciona uma vida em família. Um dia essas pessoas perceberão que as diversões, as festas, os prazeres momentâneos ficarão para trás e o que sobrará para elas?

  • O casamento é uma grande bênção, mas deve ser sempre tratado com zelo, esmero como se fosse um tesouro, porque realmente é exatamente isso.

  • Papeis individuais

  • Cada família tem um padrão individual para conduzir sua família, mas é importante salientar que existem alguns pontos comuns e atitudes individuais de marido e mulher, pai e mãe, que têm mais probabilidade de fortalecer o lar, tais como:

  • Como os pais devem presidir o lar

  • Muitas pessoas ouvem o termo “presidir” e o associam com mandar, mostrar autoritarismo. A verdade é que ela combina mais com o sentido de conduzir, proteger. Pense em um país sem um líder, um presidente. Seria uma bagunça. E a função do presidente, embora nem sempre é o que ocorre, é tornar melhor a vida do povo, proporcionar-lhe o que precisa para progredir e ser feliz. O pai e a mãe devem trabalhar juntos para proporcionar aos filhos essas necessidades e procurar os melhores meios de melhorar a cada dia também como casal.

  • Advertisement
  • Como o pai deve prover as necessidades físicas da família

  • Apesar de muitas mulheres estarem correndo atrás da igualdade de direitos e buscarem a independência com seu próprio trabalho, a responsabilidade maior para o sustento material do lar deve ser do marido, para que as mães possam ficar mais tempo com os filhos.

  • O trabalho das mães

  • Muitas pessoas podem não concordar com isso, mas devido ao fato de as mães serem o principal alicerce para os filhos enquanto ainda são pequenos, a responsabilidade de criar, de educar, ensinar e nutri-los não deve recair sobre os ombros de outras pessoas, mas deve ser um trabalho dedicado às mães. Gosto muito deste livro que narra a história e o trabalho da Sociedade de Socorro, maior e mais antiga organização de mulheres do mundo. Neste capítulo do livro há muitas informações importantes a respeito de como deve ser o trabalho das mães no lar. Exorto cada leitora do site a acessar o link e ler cuidadosamente, porque são admoestações que, se forem seguidas, sem a menor dúvida farão com que os filhos sejam muito felizes e tenham grande progresso.

  • Para que as mulheres e os homens possam desenvolver cada um o seu papel individual dentro dos laços familiares, nada pode ser mais garantido do que fundamentar suas vidas nos ensinamentos de Jesus Cristo. E tenham consciência de que “todos precisamos uns dos outros. Os filhos de Deus precisam das filhas de Deus, e as filhas de Deus precisam dos filhos de Deus. Temos dons e pontos fortes diferentes. O capítulo 12 de I Coríntios salienta a necessidade que os filhos e as filhas de Deus têm uns dos outros para cumprir seu papel individual e suas responsabilidades de acordo com o plano do Senhor com o qual todos podemos nos beneficiar” (Carole M. Stephens).

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.

Website: http://marciadenardi.blogspot.com

Como realizar nossos papéis individuais como homens e mulheres para fortalecer a família

Você acredita que pai, mãe, marido e mulher têm responsabilidades distintas para que a família seja feliz? Quais você considera importante?
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr