Menina de 4 anos com leucemia escreve cartinha comovente ao Papai Noel: ‘preciso de bolsas de sangue do tipo A+’

O pedido singelo e urgente da menina partiu o coração de quem leu.

Erika Strassburger

Há 25 anos, os Correios realizam a Campanha Papai Noel dos Correios que objetiva responder às cartinhas de crianças carentes de abrigos, creches, orfanatos, hospitais, núcleos socioeducativos, inclusive da rede pública de ensino até o 5º ano do ensino fundamental.

Uma dessas cartinhas, enviada aos Correios de Rio Branco, no Acre, chamou atenção e está comovendo o Brasil:

“Olá, Papai Noel, me chamo Ashalley Vitória, tenho 4 anos, e estou passando por um momento bem difícil, pois há pouco mais de um mês fui diagnosticada com leucemia, estou internada… há mais ou menos 3 meses. Meu estado não é dos melhores. O meu pedido é de fraldas descartáveis GG e bolsas de sangue A+”.

Leia a cartinha na íntegra

A mãe da menina, Cleonice Sousa, conta que a filha começou a passar mal e a vomitar sangue. “Eu levei ela para a UPA e me encaminharam para o pronto-socorro e depois aqui para o Hospital da Criança. Quando chegamos, a hematologista me deu logo um choque de realidade e disse que ela estava com a doença e que não tinha previsão de alta”, disse a o G1.

Cleonice diz que embora a filha não tenha muita noção da gravidade da doença, ela sabe que precisa tomar sangue, então teve a ideia de escrever a cartinha ao Papai Noel. “Minha preocupação maior é com o sangue. Estamos precisando muito porque ela está tomando bastante para poder subir a imunidade dela. E não é só minha filha que precisa, muitas crianças estão precisando também”, disse a mãe.

OLÁ !!! PAPAI NOEL ME CHAMO ASHELEY….
MENINA ESCREVE CARTINHA E PEDE BOLSA DE SANGUE TIPO A + POSITIVO PARA PAPAI…

Posted by Eduardo Homem da Costa on Saturday, November 25, 2017

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ideal é que 5% da população doe sangue regularmente. Em nosso país, apenas 1,8% é doadora. Por conta disso, os estoques geralmente estão no limite, causando grande preocupação em pacientes que precisam de transfusão e em seus familiares, que frequentemente se mobilizam para recrutar doadores.

Advertisement

Requisitos para ser um doador

Segundo o site Pró-sangue do Hemocentro de São Paulo, os doadores precisam preencher os seguintes requisitos:

  • Gozar de boas condições de saúde.

  • Ter entre 16 e 69 anos (idosos precisam ter doado pela primeira vez antes dos 60 anos e menores de 18 precisam de autorização dos pais).

  • Pesar no mínimo 50 quilos.

  • Ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas.

    Advertisement
  • Estar bem alimentado (evitar ingerir alimentos gordurosos nas últimas 4 horas).

  • Estar munido de documento original com foto recente.

  • Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.

  • Não ser portador do vírus HIV.

  • Não ter ou ter tido Diabetes, Doença de Chagas, Malária, doença renal crônica, tuberculose extrapulmonar, câncer, entre outros.

    Advertisement

Clique aqui para ver a lista completa de impedimentos para ser um doador de sangue, inclusive os impedimentos temporários.

Outros pedidos ao Papai Noel

Assim como Ashalley, milhares de outras crianças escrevem todos os anos ao Papai Noel pedindo coisas que muitos de nós temos condições de comprar, como brinquedos, roupas, cestas básicas ou alimentos para a ceia de Natal. Algumas, assim como a menina, pedem coisas importantes e vitais para o seu bem-estar, como cobertores, colchões, geladeiras ou um emprego para provedor da família.

Como adotar uma cartinha ao papai Noel

Procure uma agência dos Correios mais próxima da sua casa, escolha uma cartinha cujo pedido você tenha condições de atender e faça a alegria de uma criança ou uma família inteira neste Natal.

O artigo abaixo contém hinos e músicas maravilhosos para trazer o espírito do Natal para o seu lar

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.