4 formas indispensáveis de mostrar amor aos filhos

Pensar em maneiras de demonstrar amor aos filhos é muito importante para que os pais transmitam segurança e afeto de forma que eles se desenvolvam de forma sadia e feliz.

Suely Buriasco

Tudo o que os pais desejam é que seus filhos sejam felizes; em sã consciência não há um só pai que não ame seus filhos e por eles faça qualquer sacrifício. No entanto, muitos filhos não se sentem amados e cabe aos pais encontrar a melhor maneira de demonstrar seus sentimentos.

O que acontece é que muitos de nós, pais e mães, temos dificuldades em manifestar nossos sentimentos; caso você se sinta assim, pensemos em algumas formas indispensáveis para que seus filhos se sintam amados:

1- Exemplificar o amor

A afeição vivenciada no lar tem um efeito tão intenso na vida da criança que se refletirá futuramente na fase adulta, influenciando seus relacionamentos. A criança que presencia o amor na família tem maiores chances de se tornar um adulto seguro de suas potencialidades, sereno e feliz. Uma citação de Theodore M. Hesburgh elucida muito bem isso: “A coisa mais importante que um pai pode fazer por seus filhos é amar a mãe deles“; o inverso também é verdadeiro. O fato é que a maneira amorosa e gentil que os pais se tratam em família é o exemplo que os filhos irão seguir.

2- Disciplinar é amar

Quando os pais não impõem limites para os filhos, eles se sentem perdidos e inseguros; por isso vão sempre além do permitido, numa busca incessante de chamar a atenção dos pais. Crianças precisam experimentar a autoridade dos pais para sentirem-se valorizadas e amadas. Ter a certeza de que os pais estão juntos na função de educá-los e cuidar deles é um diferencial importante na formação do caráter dos filhos. Amar também significa dizer não, não ser permissivo e ensinar as crianças que nem tudo é permitido.

3- Diálogo é amor

Desenvolver uma boa comunicação com os filhos não implica somente você falar com ele; é fundamental ouvi-lo também. Claro que a boa orientação é imprescindível, mas é preciso considerar também a forma de ele encarar a situação, principalmente na adolescência. Filhos que se sentem ouvidos, também desejam ouvir os pais e então se estabelece uma boa sintonia no lar. Quando pais e filhos desenvolvem o diálogo desde cedo, os últimos crescem acreditando no poder do entendimento e do respeito um pelo outro. Dialogar com seu filho estabelecerá a assertividade nos relacionamentos atuais e futuros dele.

Advertisement

4- Acolher é amar

Faça com que seu filho se sinta próximo de você em todos os sentidos; manifeste seu afeto em palavras e fisicamente também. O abraço é grande manifestação de carinho; o contato físico entre pais e filhos é de suma importância para demonstrar amor e transmitir paz, segurança e tranquilidade. Também a admiração tem grande efeito no desenvolvimento sadio da criança, elogie seu filho de forma sincera; fale e demonstre o quanto você o admira mesmo nas suas pequenas realizações. E, claro, diga sempre “eu te amo”, essa é uma expressão muito intensa de afeto.

Educar e criar filhos para o mundo não é tarefa fácil; precisamos deixá-los certos de nosso amor. Entretanto é muito recompensador poder vê-los firmes e felizes construindo a própria vida através do que pudemos passar de afeto e orientação para eles. Essa deve ser a grande meta dos pais!

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.