A menopausa pode estar afetando o seu relacionamento sem você perceber: 5 sinais importantes

Cuidado! Estes são os 5 sinais importantes de que a menopausa pode estar afetando o seu relacionamento.

4,664 views   |   9 shares
  • De acordo com especialistas, quando a menopausa chega, finaliza-se um período de fertilidade e inicia-se um novo momento, uma nova fase na vida da mulher. No entanto, nesse processo a mulher precisa enfrentar mudanças hormonais, como uma queda repentina do hormônio estrogênio.

  • O estrogênio é responsável pela fase de estímulos maternos e a perda dele faz reduzir a propensão feminina ao instinto de cuidar e evitar conflitos a todo custo.

  • Os estudos apontaram que cerca de 60% das separações sucedem durante a menopausa, pois ela é um problema que afeta muitos casamentos e quando o casal não sabe lidar com isso, lamentavelmente, pode levar ao divórcio. Isso sucede devido aos incômodos que afetam a saúde física e emocional da mulher, como as ondas intensas de calor, secura vaginal, perda de massa óssea e distúrbio do sono.

  • Estes são os 5 sinais importantes que podem estar afetando seu relacionamento, por causa da menopausa:

  • 1. Sensibilidade

  • A menopausa afeta até mesmo as mulheres que aparentam ser emocionalmente fortes, pois nesse período de menopausa qualquer mulher por mais firme que seja, fica frágil e sensível, faz parte do processo de mudanças. E, por causa disso, algumas pessoas podem estranhar, principalmente o cônjuge, por isso é importante que a mulher seja sincera para expressar seus sentimentos com seu parceiro e juntos vocês possam passar por tudo isso.

  • Lembre-se que a menopausa é um período de transação que tende a passar, mas, não precisa ser de uma forma negativa. Buscar ajuda é fundamental, não somente para você, mas também para manter seu casamento.

  • 2. Irritabilidade

  • Paciência, essa é a primeira atitude que você precisa ter com sua situação momentânea e com sua família. Se você sente que tudo te irrita, se você procura um responsável por tudo a sua volta, não se desespere, esse é um momento de confusão sentimental, você está mais fragilizada e terá muito o que questionar. Busque ajuda do seu cônjuge, seja paciente e converse sobre sua situação, ele é seu parceiro e lhe conhece mais do que você pode imaginar. Quando houver uma comunicação confiável, ambos encontrarão meios de reduzir os desgastes emocionais que tendem a afetar todo o relacionamento, contudo, é importante lembrar que vocês só poderão superar se os dois trabalharem juntos com o mesmo propósito de se ajudarem.

  • Advertisement
  • 3. Mudanças de humor repentinas

  • Segundo estudos, cerca de 47% das mulheres apresentam ou vão apresentar dificuldades sexuais, devido à perda de interesse por sexo durante o período da menopausa.

  • A menopausa tende a provocar a perca do desejo sexual e a queda da libido. Muitas mulheres enfrentam isso, e esse é o motivo maior de muitos divórcios.

  • Buscar ajuda de um profissional será fundamental para equilibrar o relacionamento, mas também é importante confiar ao parceiro sua perda de interesse para que ambos juntos descubram meios de estimular o prazer sexual no casamento novamente.

  • 4. Baixa autoestima

  • Você sempre desejou com intensidade seu parceiro, mas de repente as coisas se esfriam. Você não se sente mais feliz ou mesmo bonita, talvez até pense que ele não te deseja mais. Se você está passando por isso, acredite que você não é a única. Muitas mulheres já enfrentaram o mesmo problema, faz parte da menopausa. Busque ajuda!

  • Lembre-se que o problema não é você, e, sim, do processo de transição da menopausa. Fale com seu parceiro sobre sua situação de uma maneira saudável, pois este é um problema que afeta os dois e tende a refletir em toda família. Então, não espere ser tarde demais para pedir ajuda.

  • 5. Depressão

  • A menopausa pode levar à depressão. Por isso que todos os tópicos citados acima, aconselham a buscar ajuda do parceiro e de um especialista no assunto, pois, quando o assunto envolve depressão, buscar ajuda de um profissional especializado é primordial não apenas para salvar o casamento, mas também para salvar sua vida, pois essa doença chamada depressão é um infortúnio na vida de muitas famílias.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.

A menopausa pode estar afetando o seu relacionamento sem você perceber: 5 sinais importantes

Cuidado! Estes são os 5 sinais importantes de que a menopausa pode estar afetando o seu relacionamento.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr