5 conselhos para reduzir a ansiedade perante uma entrevista de trabalho

Sucesso é quando a preparação e oportunidade se encontram, por isso a preparação é fundamental.

340 views   |   3 shares
  • Encontrar um novo trabalho sempre causa ansiedade e insegurança o que é muito normal, pois sempre que estamos em evidência ou passamos por análise de outra pessoa o nervosismo aflora e aceleram-se os estímulos como o pensamento, respiração, batimentos cardíacos, transpiração, fala e a capacidade de concentração.

  • Isso muitas vezes pode definir se seremos aceitos ou não para a vaga. Por isso a necessidade de procurar amenizar, reduzir estes sintomas na hora da entrevista.

  • As dicas que vou sugerir não são dicas de profissionais da área de gestão de pessoas, ou de especialistas em comportamento humano. São dicas de quem já viveu o lado de quem contrata e muitas vezes o lado de quem iria ser contratado. Além da formação em Administração que dá certa noção sobre a área.

  • Vamos às dicas:

  • 1. Conheça a empresa

  • Quando for passar por uma entrevista de emprego é fundamental conhecer o que for possível sobre a empresa, sua missão, objetivo, tipo de produto para que possa ter uma ideia do que o entrevistador vai querer ver e ouvir no momento da entrevista. Busque em sites, visite pessoalmente se for possível e observe muito bem os detalhes.

  • 2. Prepare-se para a entrevista

  • Ao buscar informações sobre a empresa procure observar a forma como as pessoas se vestem, observando fotos, vídeos ou mesmo se tiver a oportunidade de estar pessoalmente analisando o movimento dos funcionários. A maneira como você irá se apresentar diante do entrevistador irá causar um impacto inicial, este impacto deve ser positivo, pois representa 40% do que ele espera da pessoa que irá ocupar o cargo.

  • 3. Controlar a ansiedade

  • O momento da entrevista representa mais 40% do que o entrevistador espera do entrevistado. Ele vai observar a postura, entonação de voz, a objetividade e clareza nas respostas. Para que tenha sucesso nesta etapa você deve estar muito seguro de que domina as duas primeiras dicas aqui apresentadas, pois a insegurança se intensifica se a pessoa não sabe nada sobre a empresa e o que ela espera do candidato à vaga.

  • Se você já sabe sobre a empresa e o que ela espera, agora é só trabalhar o autocontrole para reduzir a ansiedade, e isso se faz com treino.

  • Escreva um texto sobre a empresa e as especificações requeridas sobre a vaga. Leia muitas vezes em voz alta, aos poucos vá deixando de se apegar ao texto e fale sobre o assunto como quem conversa com um amigo. Quando perceber que você domina o texto apresente a uma pessoa conhecida ou da família para que ela possa avaliar se está natural e sem demonstrar nervosismo.

  • Advertisement
  • 4. Treine respostas positivas sobre sua pessoa

  • Muitos entrevistadores procuram no candidato características positivas, muito mais do que qualificações específicas da área. Estas qualificações devem ser pré-requisitos e são os 20% restantes que o entrevistador busca e foram apresentadas no currículo que normalmente é entregue antes da entrevista. Se você foi chamado é porque as qualificações descritas atendem aos requisitos. Com isso o entrevistador vai procurar no candidato características de personalidade como a capacidade de lidar com estresse e de trabalhar em equipe, facilidade de raciocínio e traços de comportamentos éticos perante vários aspectos. Por isso não estranhe se durante a entrevista pouco for tratado sobre suas qualificações profissionais e se basear mais em uma conversa que pode parecer informal.

  • 5. Autoconfiança e segurança

  • São características de pessoas prontas para enfrentar qualquer situação, isso não deve ser uma simulação. Você deve começar a enfrentar a condição de buscador de emprego como uma ocupação momentânea, mas que exige seriedade, dedicação e disciplina. A autoconfiança virá após muitas experiências e ajustes necessários. A segurança virá quando tiver certeza de que está pronto e disposto a encontrar um trabalho e não somente um contracheque no final de cada mês.

  • Sucesso é quando a preparação e oportunidade se encontram. Lembre-se de que a preparação está sob seu domínio, já a oportunidade é quando as forças divinas e terrenas decidem que chegou sua vez.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

5 conselhos para reduzir a ansiedade perante uma entrevista de trabalho

Sucesso é quando a preparação e oportunidade se encontram, por isso a preparação é fundamental.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr