É por este motivo que você deve insistir para que as refeições em família aconteçam

Uma tradição que vem perdendo muito a força, mas que não pode ser esquecida tem uma razão importante para permanecer.

351 views   |   2 shares
  • Uma das tradições mais antigas de família é a reunião em volta de uma mesa para uma refeição. Ao longo do tempo essa tradição tem se perdido cada vez mais. E mesmo que muitas famílias ainda se reúnam para o jantar, muitas vezes o diálogo não ocorre, pois é o horário de programas de TV ou é utilizado para resolver questões urgentes do trabalho ou estudo pelo celular.

  • Pode até parecer que o importante mesmo é que a família esteja unida fisicamente e que a alimentação esteja boa e saudável, porém alguns especialistas garantem que o melhor mesmo seria a presença mental e o diálogo fluente entre os familiares.

  • O principal motivo para que ocorram as refeições em família é a segurança. Cada membro familiar consegue sentir muito mais esse item quando elas são realizadas, pois confirma o sentimento de participação em um grupo familiar e de que sua presença é apreciada no lar. Todo ser humano tem dúvidas quanto a sua própria identidade e a forma como os outros o olham. Através de refeições familiares ele adquire a segurança de que precisa para prosseguir.

  • Outras considerações

  • O horário da refeição em família, quando respeitado, une e aproxima cada familiar, ajudando a manter o relacionamento e evitando o distanciamento e outras situações que acabam prejudicando o lar e as relações.

  • O preparo da refeição também pode incluir os familiares, mesmo pequenos, onde os laços serão estreitados e o aprendizado será importante. Pais podem ensinar aos filhos a importância dos alimentos, como eles são processados pelo organismo; podem explicar sobre as estações, plantio, colheita e o conhecimento pode evoluir ao preparo. Crianças pequenas podem contribuir com ajudas fundamentais e sentir assim que fazem parte dessa ocasião especial de todos os dias.

  • Confiança

  • Quando as crianças participam continuamente, ao longo de seu crescimento elas adquirem confiança ao participar dos diálogos em família. Seu desempenho escolar se mostra mais desenvolto e participar de debates e apresentações fica mais natural para elas.

  • Advertisement
  • Ao ver os pais alimentando-se de produtos que não são muito agradáveis aos olhos das crianças, a curiosidade acaba permitindo que ela deseje conhecer outros sabores e definir seu paladar por si mesma. Ela se sente confiante porque viu que os pais se alimentam e apreciam e tenta descobrir se vai gostar ou não.

  • Regras

  • Para uma boa experiência, algumas regras podem e devem ser seguidas:

    • Horário estabelecido e cumprido torna a refeição uma rotina e acaba fazendo parte da vida de cada familiar, transmite segurança e cada um entende o que é esperado dele.

    • A tecnologia precisa ficar fora da mesa, aparelhos televisivos desligados, celulares longe do alcance, brinquedos e outros aparelhos também, para que a experiência seja significativa para todos.

    • Educação e aprendizado andam lado a lado e assim como as crianças pode aprender com os pais como segurar um garfo, elas aprenderão hábitos ruins e desagradáveis à mesa e os considerarão normais. Eles podem vir à tona em restaurantes e em casa de parentes e amigos. Por isso é importante estar com a família e cumprir todas as regras de etiqueta assim como se estivessem em um jantar especial.

  • Tornar a refeição divertida

  • Fugir da frase: "como foi na escola hoje?", mas permitir que cada um fale um pouco sobre o seu dia é muito produtivo. Os pais podem contar histórias familiares de sua infância ou que ouviram quando eram pequenos, podem falar sobre acontecimentos do dia e contar um pouco sobre si. Dessa forma, os filhos se sentirão à vontade para falar de seu dia sem se sentirem pressionados ou sem que pareça que os pais o fazem por obrigação.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.

É por este motivo que você deve insistir para que as refeições em família aconteçam

Uma tradição que vem perdendo muito a força, mas que não pode ser esquecida tem uma razão importante para permanecer.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr