Pesquisa mostra como ter sonhos melhores

Você se lembra do que sonha? Já conseguiu interferir em seus sonhos por saber que estava sonhando? Cientistas têm estudado os benefícios do sonho lúcido.

Renata Finholdt

Algumas pessoas simplesmente se lembram de tudo o que sonharam enquanto dormiam e ainda conseguem, de maneira lúcida enquanto dormem, dirigir seus sonhos para onde querem. Você já experimentou isso?

Segundo estudiosos do sono, o chamado sonho lúcido traz benefícios para nosso estado de vigília, ou seja, período em que estamos realmente acordados, isso porque eles permitem que possamos usar nossa criatividade para direcionar o que sonhamos, além de melhorar a qualidade do sono fazendo com que estejamos mais dispostos ao acordar.

Que o sono é fundamental para nossa saúde todos sabem, mas o propósito de sonharmos ainda é motivo de muito estudo. Durante o período de sono nosso corpo, além de relaxar, faz a seleção de nossas memórias, descartando aquelas que não têm maior importância. É durante o período de sonho que nosso cérebro tenta resolver as dificuldades que tentamos solucionar durante o dia.

O período que sonhamos enquanto dormimos na verdade é muito pequeno, se por um lado estudos afirmam que passamos um terço de nossas vidas dormindo, passamos apenas alguns minutos por noite sonhando.

Segundo o pai da psicanálise, Sigmund Freud, nosso inconsciente se manifesta através dos sonhos, por isso é comum termos pesadelos com algo que temos medo ou receio. Ele também defende que nossos desejos reprimidos surgem em nossos sonhos, uma vez que eles estão guardados no porão de nossa mente.

Advertisement

O sonho lúcido surgiu como uma técnica para justamente diminuir os pesadelos e melhorar a criatividade de modo geral. Neste tipo de sonho, você sabe que está sonhando, pois fica em um estado consciente. Uma equipe australiana especializada desenvolveu um protocolo para ensinar como chegar a este estado de sonho lúcido, com cento e sessenta nove colaboradores iniciaram duas semanas de estudos, apesar de terem chegado à conclusão de que o período de pesquisa foi curto para o estudo de forma geral, conseguiram determinar algumas vantagens dentre aquelas pessoas que conseguiram sonhar de forma lúcida.

O teste de realidade, a indução aos sonhos lúcidos e acordar no meio da noite e voltar a dormir, são algumas das técnicas experimentadas para iniciar os estudos e ensinar as pessoas a chegarem ao estado de estarem conscientes enquanto sonham.

Por se tratar de uma técnica ainda cientificamente em verificação há muito o que se desenvolver e aprender sobre ela. Estudar todos os prós e contras de induzir esse tipo de sonho antes de ser plenamente divulgada.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.