6 lindos motivos para deixar a cidade grande e ir morar perto da natureza

Mais que ar puro, a saúde melhora e muito através do contato constante com a natureza.

Michele Coronetti

Todo mundo sabe que a natureza só traz sorrisos. Estar próximo a plantas e áreas verdes ou floridas nem sempre é possível para muitos, porém, os benefícios são imensos. Cientistas pesquisaram e encontraram muitos motivos para pensar na possibilidade de deixar a selva de pedra e trocar por um local com maior contato com a natureza.

1. Benefícios na saúde

Um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos da América realizado com 108 mil mulheres mostrou que as que viviam em áreas próximas à natureza tinham taxa de mortalidade 12% menor. Estar perto de vegetação reduz a probabilidade de desenvolver problemas respiratórios, renais e o câncer.

2. Pensamentos

O contato com a natureza, seja em uma caminhada em área arborizada ou jardim, altera os pensamentos deixando-os mais positivos. Um estudo foi feito com pessoas realizando 90 minutos de caminhada em área verde e outras em rodovias. Os primeiros apresentaram menor fluxo sanguíneo na região do córtex pré-frontal, um claro indicativo de que não estavam mais tão preocupados com seus problemas quanto antes.

3. Autoestima e humor

Para os praticantes de atividades físicas, quando estas são realizadas em um ambiente predominantemente verde, a autoestima e o humor são elevados.

4. Pureza no ar

A diferença entre o ar respirado em uma cidade grande com o de uma menor e próxima à natureza é sentida a cada inspiração. Porém, não é somente o perfume do mato que é agradável e traz boas sensações. Estudos comprovaram que o ar da cidade precisa de constante filtro e que as árvores o fariam, se existissem na proporção correta. Por isso estar mais próximo a áreas arborizadas é muito mais saudável.

Advertisement

5. Melhor desenvolvimento infantil

O contato com a natureza tem o seu lado não tão saudável a princípio. Germes e outras substâncias ajudarão as crianças a desenvolverem anticorpos capazes de combater as doenças. Por isso brincar na terra, andar descalço na grama e manter essa relação contribui para que os pequenos cresçam mais fortes e saudáveis.

6. Perfume

Os aromas no ar se encarregam de algumas funções no organismo e uma delas é a de aliviar o estresse e ansiedades. Casos de depressão são revertidos através da aromaterapia.

Infelizmente, para muitas pessoas é quase impossível trocar a cidade grande pelo interior. Boa notícia é que existem algumas coisas que podem ser feitas para melhorar a qualidade de vida:

  • Frequentar áreas arborizadas como parques para realizar caminhadas ou praticar atividades esportivas. Estes locais existem nas cidades e podem ser amplamente utilizados.

  • Ter plantas em casa, mesmo que em apartamentos, traz excelentes benefícios transformando o ar, alterando hábitos e ajudando a pessoa que cuida das plantas a se sentir melhor em muitos aspectos.

    Advertisement

Até mesmo uma horta em casa já modifica o ambiente e traz aspectos benéficos para toda a família.

Com qualidade de vida melhor a estimativa de vida aumenta e o cotidiano se torna muito mais prazeroso.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.