Como ajudar os membros de nossa família a fortalecerem sua fé

A família é a parte fundamental para termos felicidade na vida, ela é a unidade básica da sociedade.

2,437 views   |   7 shares
  • A família é a unidade básica da sociedade. Gameiro define a família como “uma rede complexa de relações e emoções que não são passíveis de ser pensadas com os instrumentos criados para estados dos indivíduos.” Apoio Gameiro em sua definição sobre família, principalmente quando ele fala ser a família uma rede complexa de relações e emoções. Acrescento ainda meu conceito sobre família: Família é, portanto, a mais importante instituição da sociedade, é nela que temos nossas grandes alegrias e também tristezas, nela participamos de diversas funções e papéis. Uma de nossas funções no sentindo humano, social dentro de nossa família é ajudar um ao outro, com o propósito de inspirar, elevar.

  • Ajudar! Eis aqui a palavra que deixa feliz tanto o que pratica como o que recebe essa ação. Esse é o assunto que juntos iremos compartilhar, vamos aprender juntos como fortalecer a fé dos membros de nossa família, ajudando-os e encorajando-os a seguirem com fé na jornada de suas vidas.

  • Quando eu era adolescente, recordo-me da frequente frase que minha mãe fazia questão de falar sempre: "Uma andorinha só não faz verão". Essa frase constante era para nos ajudar a lembrar que em casa cada um de nós precisávamos ajudar e fortalecer um ao outro. Naquela época nossa família sofria com muitas dificuldades, mas tínhamos a esperança que aquela situação mudaria. Não diferente de muitas outras famílias na terra. Pois toda família passa por tensões e mudanças no decorrer da vida. Uma doença, o nascimento de um filho, o desemprego, o abandono de um dos pais etc. Exatamente nessas situações difíceis de nossa vida familiar, que temos capacidade de produzir bons sentimentos e produzir forças positivas, sendo capazes de fortalecer a fé um do outro.

  • Fé é confiar em alguém ou em alguma coisa. Na Bíblia Sagrada encontramos a seguinte escritura: "(...) se tiverdes fé como um grão de mostarda, nada vos será impossível" (ver Mateus 17:20). É exatamente esse tipo de fé que devemos ter para ajudar a nós mesmos e os membros de nossa família. Pois essa fé, sendo verdadeira, é capaz de produzir milagres e motivar o homem a seguir em frente sem desistir dos sonhos, passando assim por toda tensão familiar.

  • Como é possível passar por essas tensões e tirar proveito além de fortalecer nossa fé ao invés de enfraquecer até definhar?

  • Para todos da família

  • Advertisement
  • 1- Primeiro de tudo, precisamos amar os membros de nossa família, independentemente de seu caráter.

  • 2- Sendo amigos verdadeiros.

  • 3- Precisamos buscar conhecimento sobre a fé, pois é a fé que nos leva a olhar para o futuro com esperança.

  • Para os pais

  • 1- Ensinar aos filhos. É responsabilidade dos pais o ensino familiar. Segundo David O. McKay: "O ensino familiar é uma das oportunidades mais urgentes e recompensadoras para se nutrir e inspirar, aconselhar e orientar os filhos de nosso Pai. (…) É um trabalho divino, um chamado divino". Pense sobre isso.

  • 2- Procurar conhecer um ao outro individualmente. “Ao cumprir nossas responsabilidades de ensino familiar, seria sábio conhecermos e compreendermos os desafios dos membros de cada família, para que possamos ser eficazes no ensino e na prestação de serviço necessário". (Thomas S. Monson)

  • 3- Amar cada membro, falar que acredita neles e em seu potencial e na capacidade que eles têm de alcançar seus objetivos por meio da fé.

  • 4- Busque ensinar seus filhos princípios orientadores para a vida deles. Robert D. Hales disse certa vez: “Descubram o que seus filhos estão aprendendo, e façam disso um tema de seu próprio estudo, das conversas em família, das noites familiares, dos conselhos de família e das entrevistas pessoais com cada filho, levando em conta o que cada um precisa ser ensinado em particular.” Ele falou para os membros da igreja dele, mas esse conselho serve para qualquer pai ou mãe que deseja ajudar seus filhos a fortalecerem sua fé.

  • Que os membros de sua família desenvolvam a fé necessária para vencer e superar qualquer desafio e que juntos sejam fortalecidos. Não esqueça que família é a unidade básica da sociedade, é a organização mais antiga da sociedade. Quando a família está forte a sociedade está forte, porém, quando a família está fraca a sociedade decai, portando fortaleça sua família.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.

Website: http://www.facebook.com/#!/francione.sousa

Como ajudar os membros de nossa família a fortalecerem sua fé

A família é a parte fundamental para termos felicidade na vida, ela é a unidade básica da sociedade.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr