Como treinar sua mente para ser mais feliz

O nosso estado mental é profundamente influenciado por nossas atitudes, sejam elas positivas ou negativas, tanto em relação ao mundo como a nós mesmos.

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  • Foi-se o tempo em que as pessoas torciam o nariz para sugestões do tipo: Pense e atraia, ou sinta e atraia. Hoje em dia a ciência vê correlação entre o modo que sentimos e a vida que temos ou atraímos. Como por exemplo, a força da fé no processo da cura que os médicos já admitem.

  • O nosso estado mental é profundamente influenciado por nossas atitudes, sejam elas positivas ou negativas, tanto em relação ao mundo como a nós mesmos. Aquilo em que focalizamos nossa atenção passa a fazer parte de nossa realidade.

  • Conheci um rapaz que havia se envolvido com drogas e, embora tivesse encontrado um caminho religioso, ele pensava continuamente em drogas. Sentia vontade de usar novamente, porém, se continha. Ele veio passar uns dias em nossa casa e uma das primeiras coisas que ele notou foi um cheiro de droga sendo fumada que vinha de algum ponto vizinho. Nunca havíamos notado tal cheiro, mas ele estava sintonizado naquelas coisas e sua atenção estava voltada para o desejo de fumar novamente. Não demorou muito para que ele voltasse a usar tais substâncias.

  • Aquilo que focalizamos, se expande, primeiro internamente para em seguida se manifestar na nossa realidade.

  • Saber disso abre um leque de boas possibilidades. Se temos o poder de influenciar aquilo que virá a se manifestar em nossa realidade, podemos escolher boas coisas para nós, como, por exemplo, ser mais feliz.

  • Como podemos utilizar a mente e treiná-la a ser mais feliz? Aqui estão alguns passos simples que talvez não resolvam seus problemas, mas certamente lhe deixarão mais propenso à felicidade:

  • Viver no presente

  • Muito se tem dito, e desconheço o autor original, que depressão é viver no passado, ansiedade é viver no futuro e loucura é viver os dois. Existe uma imensa carga de verdade nesse dito. Quando focalizamos no passado, no que poderia ter sido ou feito, no que vivemos, seja bom ou ruim, trazemos a infeliz sensação de desapontamento, pois não é possível mudar o passado ou voltar e refazer ou reviver.

  • Viver no presente é focalizar no que pode ser feito hoje para viver melhor e realizar mais. Se houve erros no passado, o perdão existe para reparar, tanto aos outros quanto a nós mesmos. Se foi um passado feliz que se extinguiu, nada o trará de volta. Portanto, o foco deve ser em construir no agora a vida que desejamos.

  • Viver no futuro é antecipar algo que talvez nem mesmo venha a acontecer. Perde-se o foco do momento presente e desperdiça-se energia que deveria ser empregada na construção aqui e agora dos pilares desse futuro. Se existem expectativas, não viva de sonhos, comece a construir esse futuro hoje; se existe medo, isso gera ansiedade que paralisa a busca da felicidade e destrói a qualidade de vida.

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  • Definir o que é felicidade para você

  • Ser feliz não é algo que venha de fora, não existem acontecimentos que vão tornar uma pessoa mais ou menos feliz. A morte de um ente querido é um acontecimento devastador e que pode afetar a felicidade (já existente) dentro da pessoa que perde alguém, ou tornar ainda mais infeliz alguém que já é infeliz. Isso porque a felicidade, muito bem definida por Matthieu Ricard, considerado o homem mais feliz do mundo, é "[...] um jeito de ser. É um estado mental ótimo, excepcionalmente saudável, que dá a você os recursos para lidar com os altos e baixos da vida."

  • Para uma pessoa infeliz, qualquer acontecimento bom, não a fará mais feliz. Talvez ela sinta uma alegria momentânea, porém voltará ao seu estado infeliz tão logo o evento passe.

  • "Felicidade não é a busca infinita por uma série de experiências prazerosas. Isso é uma receita para a exaustão", diz Matthieu.

  • A mente pode ser treinada para ser feliz

  • Aquilo que aprendemos ou que fazemos tem o poder de mudar nosso cérebro. Seja uma nova habilidade ou um princípio filosófico. Da mesma forma, o seu cérebro pode ser mudado por uma atitude mais positiva. Escolha ver o lado bom de qualquer evento, ainda que não seja possível a princípio. Mas essa escolha consciente o treinará a fazer isso e seu cérebro sentirá essa mudança, passando a ver o lado bom das coisas. Persevere e acontecerá.

  • Saiba ser grato

  • Persevere regularmente em ter atitudes positivas, em cultivar a felicidade interna (independentemente do que aconteça ao redor) e conte suas bênçãos. SEMPRE! TODOS OS DIAS PROCURE ALGO PELO QUE SER GRATO! Gratidão e infelicidade não vivem juntas.

  • Às vezes, os acontecimentos diários podem nos desencorajar e tornar chata tal atitude, como diz Matthieu Ricard, "Devemos perseverar, porque, às vezes, quando está chato é que uma mudança de verdade ocorre. A regularidade é uma das grandes dicas [...] e treinamento mental para se tornar uma pessoa melhor, mais feliz e mais altruísta."

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Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.

Website: http://tedandoumaideia.blogspot.com.br/

Como treinar sua mente para ser mais feliz

O nosso estado mental é profundamente influenciado por nossas atitudes, sejam elas positivas ou negativas, tanto em relação ao mundo como a nós mesmos.
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