3 maneiras geniais para ter mais paciência com o cônjuge

A paciência é essencial para edificar relacionamentos saudáveis e duradouros. A boa notícia é que essa virtude pode ser desenvolvida. Este artigo vai fazer você pensar como.

5,004 views   |   21 shares
  • "Casar é um exercício de paciência", afirma esse site de psicologia. A paciência é, realmente, fator indispensável para um casamento saudável, feliz e bem-sucedido. Aliás, desenvolver a paciência é uma das lições que o casamento oferece e que representa grande ganho para o nosso aprimoramento. Paciência é uma virtude!

  • A paciência é a capacidade de tolerar ou deixar de reagir com raiva ou frustração diante de algo que não corresponda a nossa vontade. Mantendo a calma criamos um clima positivo que inspira alternativas igualmente benéficas para qualquer situação. A paciência no casamento promove a harmonia entre os cônjuges quando involuntariamente se ferem ou irritam. Esse comportamento acaba sendo favorável também no relacionamento com os filhos, sem contar que, agindo assim, você ajudará seus filhos a serem pacientes também. Lembre-se de que eles estão observando você cuidadosamente.

  • Importante considerar que a paciência não é para um dos cônjuges, ambos precisam aprender e aplicar. Afinal é necessário entender-se mutuamente.

  • Desenvolver a paciência é um exercício diário cujos resultados fazem valer a pena qualquer esforço. Algumas dicas podem facilitar esse trabalho:

  • 1. Pense antes de falar

  • Evite manifestar-se quando estiver irritado(a), quase sempre nos arrependemos quando agimos de súbito. Reagir com impulsividade é falta de cuidado, uma ação bem pensada evita muitos aborrecimentos. Vale a pena analisar o quanto você tira suas próprias conclusões sem, realmente, ouvir o seu cônjuge. Precisamos conhecer nossos limites e nos proteger de nossos próprios impulsos, pensar antes de falar e agir é medida sábia.

  • 2. Tome cuidado com os melindres

  • É difícil conviver com alguém que se ofende com tudo. Ter paciência também significa ser menos suscetível, compreender mais e julgar menos. Sendo uma pessoa mais paciente você propiciará que seu cônjuge tenha liberdade para desabafar sua frustração de um dia estressante, por exemplo. Isso tornará vocês mais parceiros e companheirismo também é uma forma de amar. Sem melindres desestimulamos o receio do cônjuge em manifestar seus sentimentos. O resultado é que as discussões se tornam mais tranquilas e vocês alcançarão uma boa comunicação.

  • Advertisement
  • 3. Seja mais tolerante

  • Esteja aberto a novas formas de pensar e agir. Não tente mudar seu cônjuge, ao contrário, busque aceitá-lo como ele é. Escolha não lutar pelas coisas, mas manter a calma e conversar sobre elas. Não tenha tanta pressa, tudo se resolve melhor quando há serenidade, dê um tempo para você e seu cônjuge refletir. Pondere sobre a importância das coisas e releve sempre que puder, além de harmonizar o relacionamento, a tolerância amplia as suas possibilidades de rejeitar o que você não considerar aceitável. Afinal, nem tudo pode ser tolerado, certo?

  • Paciência significa não desistir sobre si mesmo, seu cônjuge ou seu casamento apenas porque você se frustrou, irritou ou se estressou. A paciência requer uma visão mais ampla, a capacidade de ver além do momento. O casamento exige o melhor de vocês, a presença da paciência é excelente, crucial para a edificação de um casamento feliz e duradouro.

  • Citando Jean-Jacques Rousseau: "A paciência é amarga, mas seu fruto é doce."

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

3 maneiras geniais para ter mais paciência com o cônjuge

A paciência é essencial para edificar relacionamentos saudáveis e duradouros. A boa notícia é que essa virtude pode ser desenvolvida. Este artigo vai fazer você pensar como.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr