Finalmente as crianças dormiram: Enfim sós!

Estar juntos não significa que estarão um com o outro. Saiba como tornar o tempo que passa com seu cônjuge mais proveitoso para o fortalecimento do amor conjugal.

Taís Bonilha da Silva

A vida em família com filhos é uma dádiva que devemos valorizar. As vivências estão repletas de momentos de alegria, aprendizado, desafio, cansaço e até de tristezas e dificuldades. Contudo, até os aspectos negativos, se forem encarados através de uma perspectiva diferente, podem se tornar fonte de crescimento pessoal e familiar.

Todavia, por mais que essa vivência seja agradável e positiva, e realmente deve ser assim, os pais precisam de um momento somente para os dois, para que o relacionamento conjugal seja nutrido e fortalecido, para que a chama do amor seja mantida acesa e a intimidade entre o casal seja estabelecida.

Na correria do dia a dia muitos casais podem encontrar dificuldade em estabelecer um momento em que possam dedicar-se exclusivamente um ao outro. Cada pequeno momento em que podem estar a sós deve ser priorizado.

A rotina a favor da constância na vida familiar

As crianças precisam de rotina para seu bom desenvolvimento e fixar horários para as atividades do dia pode contribuir. Se os filhos tiverem um horário determinado para dormir e isso lhes for ensinado, logo eles estarão seguindo essa regra sozinhos, e os pais podem aproveitar esse tempo que os filhos estarão dormindo para fortalecer os laços conjugais.

O que ocorre na maioria das vezes é que o casal está junto, mas não um com o outro. O que significa que estão no mesmo ambiente, mas cada um fazendo algo pessoal e sozinho, dessa forma eles não estarão interagindo para que seu relacionamento se fortaleça.

Advertisement

Se o casal que tem uma rotina diária pesada e cheia de compromissos não priorizar os pequenos momentos que podem estar um com o outro, o casamento pode esfriar e tornar-se enfadonho. Precisamos atentar para essa situação que pode começar apenas como algo inocente e depois acabará por contribuir para o distanciamento entre o casal. E esse distanciamento abrirá brechas para que outros males se instalem, até que quando nos damos conta muito já foi perdido.

Aproveite o momento em que as crianças estarão dormindo para estarem juntos um com o outro, façam coisas juntos, conversem, falem sobre o seu dia, divirtam-se assistindo a um filme, namorem, dancem. Enfim, resgate o romantismo da época de namoro e veja seu casamento tornar-se forte e cada vez mais feliz.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.