8 dicas para dar banho no bebê de forma correta e prática

A hora do primeiro banho pode ser angustiante para pais e mães de primeira viagem. Mas, keep calm e leia nossas dicas.

Stael Ferreira Pedrosa

A hora do primeiro banho pode ser angustiante para pais e mães de primeira viagem. A solução costuma ser ter à mão uma mãe ou sogra para ajudar com sua experiência a atravessar esse difícil momento.

No entanto, vai chegar o momento em que a mãe ou o pai, terão que dar o banho no rebento. Então é melhor estar ciente de algumas dicas que ajudam e evitam acidentes ou tragédias.

1. Água e ambiente

A água deve estar em temperatura adequada, por volta de 37 graus. Não precisa filtrar nem ferver – pode ser do chuveiro mesmo. Teste com o cotovelo e se sentir que está ainda um pouco quente, coloque mais um pouco de água fria até que a temperatura do cotovelo e da água sejam a mesma. Feche todas as janelas para evitar correntes de ar.

2. Sozinho jamais

Ainda que o pimpolho já esteja mais crescidinho é sempre um risco deixá-lo sozinho na banheira. Deixe o telefone tocar, deixe a vizinha chamar. Nada deve separar você do seu bebê nesse momento. Crianças podem se afogar em menos de 7 cm de água.

3. Tudo à mão

Prepare tudo antes – a começar pela banheira – que deve ser corretamente higienizada e estar bem firme para evitar acidentes. Coloque a toalha com a toalha fralda por cima na superfície onde o bebê será enxugado. Ao redor da banheira coloque: sabonete, shampoo e o que mais for utilizar. Perto da toalha coloque as fraldas e roupinhas.

Advertisement

4. Utilize o que for preciso para facilitar

No mercado existem vários tipos de boias que auxiliam a manter a segurança do bebê, assim como redes e assentos. Estes acessórios não são apenas práticos, eles ajudam a evitar acidentes.

5. O umbigo

Esse é outro ponto de dúvida e medo dos pais. No entanto, o umbigo assim como o resto do corpo pode ser lavado sem problemas e como é apenas um pedacinho de cordão umbilical ele não tem terminações nervosas, por isso não vai doer se você tocar. No entanto, ele deve permanecer seco até que se solte definitivamente. Por isso, após o banho enxugue bem e coloque a gaze com álcool absoluto.

6. As dobrinhas

Limpe cuidadosamente com água e sabonete as dobrinhas do bebê, pois elas acumulam sujeirinhas. Não precisa ter medo de fazer isso. Esfregue a mão suavemente no sabonete, para que seus dedos escorreguem e vá passando o sabonete no pescoço, nas axilas, virilhas, etc. O bebê gosta desse movimento, é como uma massagem que o deixará bem relaxado.

7. Não exagere

O bebê, principalmente nos primeiros dias, não tem muito contato com o mundo externo e não se suja, portanto, não precisa dar mais que um banho por dia. Também não exagere no xampu ou sabonete. Prefira os neutros ou feitos especialmente para bebês e em pouca quantidade. O excesso pode ressecar a pele.

8. Aproveite o momento

Como todos os outros momentos com o bebê, logo o banho também será parte do passado. Por isso aproveite a hora do banho como um momento para relaxar e entrar em sintonia com seu filho. Momentos assim são únicos e devem ser aproveitados tanto pelo bebê como pelos pais.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.