Sangue na fralda do bebê. O que pode ser?

Sangue visível é sempre um problema. Imagine na fralda do seu bebê? O susto é inevitável, mas o que pode significar?

Stael Ferreira Pedrosa

Se você se deparar com uma situação assim, não entre em pânico, existem muitas razões – muitas vezes não perigosas para o sangue na fralda do bebê. Além do mais, o sangue visível costuma ser preferível ao oculto (como o que sai nas fezes).

Então, acalme-se e conheça as razões porque pode ter sangue na fraldinha do seu bebê:

Seio ferido

Se o seio da mãe apresentar algum ferimento, como rachadura, ainda que pequeno, ao sugar o bebê engolirá um pouco de sangue. Porém, nesse caso, o sangue aparece nas fezes e bem mais escuro (melena). Não causa nenhum problema ao bebê. Não se preocupe.

Prisão de ventre

Se o bebê tem tido dificuldades para evacuar, intestino ressecado ou fezes em bolinhas, pode ser que o esforço tenha ferido a pele do reto, causando uma fissura. É facilmente tratável e incomum em recém-nascidos.

Cristais de urato

Algumas vezes as manchas vermelhas na fralda podem ser cristais de urato. Nas primeiras semanas de vida, este cristal presente na urina pode deixar pais preocupados. Mas, não há com que se preocupar. Vai passar.

Advertisement

Assaduras

Assaduras mais intensas como as que ocorrem em caso de disenteria podem sangrar. Para evitar o desconforto do bebê, lave a área afetada a cada troca de fralda e aplique camadas generosas de pomada para assadura. Troque a fralda a cada defecação, pois o bebê perde sais minerais pelas fezes e isso faz arder as lesões.

Minimenstruação

Devido às mudanças hormonais de quando dentro do útero e depois fora deste, as meninas podem liberar um muco sanguinolento logo depois do parto. O que é normal e não deve causar preocupação, a menos que não cesse em poucos dias, seja mais abundante que um muco e se o bebê parece sentir dor.

Corante de alimentos

Os bebês mais crescidinhos que se alimentam de gelatina, beterraba ou sucos com corante, podem ter as fezes e urina avermelhadas.

Motivos para se preocupar

Infecções intestinais

Se o sangue surge acompanhado de diarreia, febre, dor abdominal e vômito, significa que o bebê contraiu uma infecção intestinal e que esta está grave, pois o intestino já sofreu algum dano. Nesse caso procure o pediatra imediatamente.

Alergias alimentares

Se descartadas todas as possibilidades, o bebê ainda apresenta sinais de sangramento nas fraldas, procure verificar se não é alergia ao leite de vaca, já que esta alergia pode fazer surgir sinais de sangramento nas fraldas. Se ele usa leite de vaca, tente trocar por outro tipo de leite, como o de soja, e verifique se o sangramento desapareceu.

Advertisement

A mesma investigação deve ser feita ainda que ele mame apenas no peito, pois o leite que a mãe ingere passa para o bebê na amamentação.

Geralmente sangue nas fraldas não traz grandes motivos para se preocupar. Porém, como nos bebês os detalhes falam mais alto, há que se verificar as circunstâncias, ou seja, o que o bebê ingere, qual a frequência do sangue nas fraldas, se vem acompanhado de dor, febre, vômito ou diarreia. Em todo o caso, a última palavra sempre será do pediatra. Procure-o.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.