5 sinais escondidos de que seu filho sofre de TDAH

Talvez seu filho não seja bagunceiro ou distraído demais. Alguns sinais de comportamento podem indicar um transtorno sério e que requer tratamento e acompanhamento profissional.

1,376 views   |   5 shares
  • Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção - ABDA, O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas que ocorre em cerca de 3 a 5% das crianças. O TDAH requer dos pais um olhar minucioso direcionado ao comportamento do filho.

  • Os sintomas mais evidentes do TDAH resumem-se em hiperatividade, impulsividade e desatenção. É preciso estar atento a esses sinais, eles podem estar escondidos em comportamentos que muitas vezes são rotulados como "normal da idade" ou "é da personalidade dele, depois melhora". Porém, o TDAH pode acompanhar a criança até a adolescência, podendo inclusive prejudicar a vida adulta do indivíduo, uma vez que essa pessoa encontrará dificuldades em se relacionar devido ao esquecimento, dificuldade em concluir tarefas, em se organizar, cumprir prazos e controlar a impulsividade. Esteja atento a esses cinco sinais de comportamento do seu filho:

  • 1. Se distrai facilmente

  • É claro que todas as crianças podem ser levadas por estímulos externos enquanto se concentram em uma atividade. Porém, se seu filho se mostra distraído com frequência e demora a retomar o foco, ficando perdido em pensamentos ou em ruídos externos por um longo tempo, sendo necessário uma intervenção para retomar o que estava fazendo, então isso pode ser um sinal de alerta.

  • 2. Fala em excesso

  • Só ele fala e fala bastante. Não espera sua vez de falar, responde as perguntas antes mesmo delas serem concluídas e até se intromete em assuntos e conversas.

  • 3. É impaciente

  • A impaciência pode ser em esperar sua vez ou até o levar à impulsividade. Normalmente o portador de TDAH não tem paciência nem para organizar um pensamento, o que o leva a agir por impulso. Não espera sua vez em filas, jogos, brincadeiras e afins. Causando brigas e discussões com os colegas em atividades coletivas.

  • 4. Não se atenta aos detalhes

  • Sua mente funciona numa velocidade que o impossibilita de organizar e refletir sobre o que está visualizando, ouvindo ou lendo, por exemplo. Logo, não conseguirá se atentar aos detalhes de um trajeto, de uma história que ouviu ou de um vídeo que assistiu. Como não consegue prestar atenção a detalhes pode cometer erros em tarefas simples.

  • 5. É esquecido

  • Em tarefas do dia a dia a memória não é sua companheira constante. Pelo contrário, se esquece facilmente de compromissos, tarefas, materiais escolares. Perde objetos, não consegue organizar suas tarefas e aplicar na lição de casa o que aprendeu no mesmo dia na escola. Devido ao esquecimento, à desorganização e à impaciência ao assistir as aulas, o rendimento escolar pode ser prejudicado.

  • Advertisement
  • Importante registrar que um diagnóstico sobre esse transtorno só pode ser realizado por um profissional médico especializado, psiquiatra, neurologista ou pediatra, após longa entrevista e análise do quadro da criança. Alguns sinais isolados podem estar ligados a outras patologias ou condições psicológicas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Karin Cristina é pedagoga, mãe e esposa. Apaixonada pelo ser humano, acredita que o conhecimento é capaz de mudar a humanidade e a leitura é o caminho.

5 sinais escondidos de que seu filho sofre de TDAH

Talvez seu filho não seja bagunceiro ou distraído demais. Alguns sinais de comportamento podem indicar um transtorno sério e que requer tratamento e acompanhamento profissional.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr