Como seguir em frente após a perda de alguém querido

A morte pode trazer dor e tristeza e algumas coisas podem ser feitas para amenizar e superar.

Michele Coronetti

Perder alguém próximo é uma das piores dores da alma. Superar nem sempre é possível, porém amenizar a situação com o entendimento correto será importante para que a vida continue.

Algumas atitudes podem ser tomadas a fim de evitar maior sofrimento e de ajudar a pessoa a entender e sobrepujar a tristeza advinda do ocorrido. Elas são simples, mas podem fazer toda a diferença.

1. Autocompaixão

Permitir e respeitar os sentimentos de tristeza de vez em quando ajudará a fortalecer a alma. Deixar as lágrimas caírem nos momentos mais difíceis e depois continuar com forças será ótimo para a superação.

2. Aceitação

Haverá ocasiões em que lugares, objetos e situações lembrarão a pessoa amada que não está mais no convívio. Aproveitar o momento e cultivar boas memórias será bom para que a cura seja efetiva.

3. Lembranças

Organizar álbuns de fotos físicas ou on-line será ótimo, pois assim ficará mais fácil encontrar aquela foto divertida do Natal passado. Fazer quadros também ajuda a transmitir a sensação de proximidade que a alma busca, pois podem ser olhados sempre que o coração apertar.

Advertisement

4. Histórico

Contar as histórias para os filhos e outros parentes e pessoas que também amavam quem já se foi, escrever um livro ou documento pessoal que poderá ser visualizado por outros parentes, organizar uma árvore genealógica com as informações mais importantes ajudará a recordar os bons momentos e também os difíceis que ajudaram no crescimento de todos, além de ampliar os sentimentos de gratidão.

5. Novos contatos

O ser humano tem necessidades psicológicas e sociais e quando sofre o rompimento um desequilíbrio acontece. Por isso é importante ter contato com outras pessoas, se envolver com amigos e outros parentes, falar de outros assuntos e continuar a vida. Se apegar à própria fé, ter contato com pessoas da mesma crença e ajudar as pessoas com atos simples de bondade e serviço também serão um remédio poderoso para a melhora.

6. Honra

As pessoas do convívio sempre deixam ensinamentos e conselhos. Ao refletir sobre o legado deixado pelos que já se foram e refletir sobre o que foi possível aprender, um sentimento de honra invade o peito e aquilo que foi passado pode se tornar uma boa conduta a partir desse momento. Nem sempre o ensinamento foi percebido em vida, mas analisando posteriormente poderá haver algo que molda a vida a seguir.

Sem dúvida alguma não é fácil reestruturar a vida após a perda de uma pessoa querida, especialmente quando ocorre no convívio familiar ou com laço de sangue muito próximo. Porém superar e aprender com tudo isso será importante e produtivo, uma vez que é algo impossível de ser revertido e faz parte da existência humana. Seguir esses passos e ter bastante paciência consigo mesmo, além da firme convicção de que o sentimento de perda precisa ser superado, ajudará a entender e aceitar, melhorar o humor e continuar com a vida.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.