Os segredos da salada de pote

Saúde e bem-estar dentro de um pote de vidro.

Michele Coronetti

Seja pela dieta do verão ou mesmo para cultivar hábitos alimentares mais saudáveis, a famosa salada de pote é uma solução inovadora e perfeita. Fácil de ser preparada e, quando acondicionada de forma correta, mantém suas propriedades nutricionais.

Para criar o pote de salada personalizado perfeito serão necessários um pouco de tempo, folhas, vegetais, legumes, grãos e molhos da preferência e um pote de vidro. Os segredos para uma montagem perfeita são:

  • Potes de vidro são os melhores, especialmente os de boca larga. Eles conservam mais os alimentos, são compactos e podem até ser levados em uma bolsa. A entrada ampla facilita o acomodamento dos itens da salada.

  • Os ingredientes precisam ser preparados antes da montagem dos potes. Verduras devidamente higienizadas e secas, legumes cozidos, cortados ou ralados, grãos devidamente preparados. Eles podem permanecer agrupados para a montagem e os 5 potes da semana podem ser montados em um mesmo dia tomando estes cuidados.

  • A ordem dos produtos faz a diferença sim. Então, a primeira coisa a ser colocada no pote é o molho. Potes de 500ml pedem 3 colheres de molho. Para uma opção mais saudável, molhos também podem ser preparados em casa, com base em limão, azeite e sal, acrescidos de ervas caso deseje.

    Advertisement
  • Em seguida são acomodados os grãos e legumes maiores, aqueles que não absorvem o molho como pepino, feijões, milho ou grão-de-bico. Eles formarão uma camada protetora para o molho continuar acomodado no fundo do pote.

  • Outras camadas então podem ser inseridas, com legumes, tubérculos, macarrão, frutas, grãos, sementes e o que mais for da preferência individual.

  • Apertar um pouco os alimentos para evitar deixar ar também ajuda a conservar ainda mais os alimentos.

  • Por último os folhosos, que são mais delicados. Depois de bem apertados ao pote, a tampa pode ser fechada.

  • O pote deve ser conservado em geladeira o máximo possível, podendo ser transportado, mas em seguida, refrigerado novamente para conservar sabores e valores nutricionais.

    Advertisement
  • Antes de abrir o pote, ele deve ser virado para baixo e sacudido para que o molho se espalhe em toda a salada. Depois disso estará pronto para ser degustado.

Potes coloridos, diversificados e alegres costumam ser os mais saudáveis. Preparar os potes para toda a semana ajuda na escolha para não repetir os mesmos legumes em todos e assim variar em sabores, texturas e qualidades nutricionais.

O hábito de ingerir alimentos mais saudáveis fará grande diferença na vida da pessoa que o adquire. Mudanças no humor, na pele e até no comportamento poderão ser notadas, especialmente em pessoas que não estavam acostumadas com alimentos mais naturais.

Para quem está começando aqui tem algumas sugestões de receitas.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.