5 maneiras de tornar o Natal especial mesmo longe da família

Nem sempre podemos ter tudo o que queremos, mas sempre é possível ser feliz com o que temos.

731 views   |   13 shares
  • O Natal tem tudo a ver com comemoração em família, com estar junto aos que amamos, curtindo a presença deles. Entretanto, nem sempre isso é possível e muitas pessoas reclamam que a data é muito triste. Uma vez alguém me disse que esse era o pior dia do ano, o dia de "amargar saudades". Embora seja normal que a falta dos que amamos se intensifique nessa época é preciso refletir sobre possibilidades que nos afaste de sentimentos tão dolorosos.

  • Segundo esse site de psicologia, é preciso encarar a realidade: "Para apaziguar as faltas sempre haverá algum movimento que pode ser feito por nós. Nos esforçarmos de verdade para termos um dia legal é um deles. Não adianta fingir que nada está acontecendo, que é só mais um dia normal. Pensamentos de tristeza podem invadir a mente com um simples comercial na TV".

  • É preciso, pois, criar alternativas para comemorar a data mesmo em meio às saudades. Aqui vão algumas sugestões:

  • 1. Valorize as presenças

  • Às vezes pensamos tanto nos que não estão conosco e esquecemos de valorizar a presença daqueles que nos rodeiam, isso é muito triste. Precisamos estar atentos, pois, temos a tendência de cultivar o saudosismo, idealizando o passado. Portanto, seja seletivo em seus pensamentos e controle melhor as suas emoções. Pode não ser como você gostaria, mas, ainda assim, pode ser bom. Se, por qualquer razão, você não pode estar com a sua família ou com toda a sua família, organize uma reunião festiva com amigos, com quem você se sente bem e não aceite para si o papel de vítima.

  • 2. Revise suas tradições

  • Pense nas tradições desta data que, realmente, são importantes para você. Às vezes passamos anos repetindo comportamentos que nem são assim tão importantes para nós mesmos. Decore seu espaço de forma a lembrar a data com escolhas conscientes. Se nesse momento sua vida não comporta uma grande árvore decorada com muitos presentes, monte uma pequena e charmosa e a dedique espiritualmente aos que você ama. Inove, crie alternativas para viver as tradições que são importantes para você dentro de suas possibilidades.

  • 3. Comunique-se

  • Ter a possibilidade de falar com familiares e amigos distantes é motivo de alegria e não de lamentações. Comunique-se de forma alegre e festiva, expanda boas energias e palavras edificantes. Lembre-se que seus amados também sofrem pela sua ausência e se sentirão aliviados sabendo que você está bem. Aproveite a data para demonstrar o quanto as pessoas são importantes para você. E quando isso não for possível, comunique-se com quem você ama através da oração. Busque forças na Doutrina do Cristo e esperança nas promessas do aniversariante.

  • Advertisement
  • 4. Faça algum trabalho voluntário

  • Fixados no que gostaríamos de ter acabamos por não perceber o sofrimento alheio. Especialistas afirmam que ajudar nossos semelhantes provoca grande satisfação interior. Nessa época, especialmente, é muito comum movimentos em creches, asilos, hospitais e outras instituições visando agir de acordo com o verdadeiro sentido da data. Engajar-se em ações sociais é uma alternativa muito positiva de abrandar faltas, tanto as de si mesmo, como as dos outros.

  • 5. Foco no significado

  • Claro que é tudo de bom estarmos entre os que amamos. Amor e união tem a ver com a comemoração. No entanto, o que não podemos esquecer é o que, realmente, significa o Natal. Se você é cristão sabe que o mais importante é buscar uma maior proximidade com aquele que está sendo homenageado. Lembre-se que a festa é essencialmente espiritual e traga a presença de Jesus às comemorações. Espiritualize esse dia e descubra que dessa forma você pode não só estar com o homenageado, mas também com todos os seus amores distantes. O amor transcende distâncias e, até mesmo, a morte.

  • A felicidade independe de qualquer fator externo. Acredite: você pode se sentir muito bem nesse Natal, mesmo não sendo como você gostaria. Determine ser grato pelo que tem, pela vida e pelo amor. A gratidão afasta a tristeza, pois, nos faz exaltar o lado bom da vida.

  • Faça acontecer um Feliz Natal para você, esse é o meu desejo!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe o resultado com seus amigos...

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 maneiras de tornar o Natal especial mesmo longe da família

Nem sempre podemos ter tudo o que queremos, mas sempre é possível ser feliz com o que temos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr