5 passos científicos para evitar o divórcio

Estudos indicam maneiras claras e objetivas de manter um relacionamento feliz e duradouro.

5,143 views   |   15 shares
  • Procuro estudar muito para conseguir dar o meu melhor no atendimento a casais que me procuram em conflitos intensos. É desafiador perceber que o amor ainda existe e que eu posso facilitar o entendimento que promoverá a harmonia. Nesse caminho me deparo com estudos que podem ajudar mesmo os casais que, por qualquer razão, não contam com o auxílio de profissionais.

  • É o caso dos estudos citados nessa matéria que indicam os seguintes passos pelos quais é possível evitar o fim do casamento:

  • 1. Seja econômico

  • Jason Carroll, professor da BYU, é o autor principal de um estudo recente que trabalhou com 1.734 casais e revelou que casais que não valorizam o dinheiro têm maior instabilidade no relacionamento. Segundo o professor, questões financeiras complicam a comunicação e diminuem a capacidade de gerenciamento dos conflitos entre os cônjuges.

  • Outros estudos correlacionam as crises econômicas com o aumento de divórcios, fatos que reafirmam o estudo acima citado. Há muito se ouve dizer que: "Quando a fome entra pela porta, o amor sai pela janela". Casais que buscam equilíbrio nas finanças têm, pois, maior chance de não passar pelo sofrimento do divórcio.

  • 2. Incentive seu cônjuge profissionalmente

  • Stephanie Coontz é uma estudiosa de história e estudos familiares que escreveu extensivamente sobre o casamento nos Estados Unidos. De acordo com ela, a taxa de divórcio tende a "ser mais baixa nos estados onde mais de 70% das mulheres casadas trabalham fora do lar". Trabalhar fora de casa, diz Coontz, também é bom para a vida sexual de um casal.

  • Outro estudo recente do Pew Research Center também afirma que a vida profissional das esposas é benéfica para os casamentos. Este estudo mostrou que as mudanças nos casamentos, especificamente, os homens assumindo mais tarefas domésticas e as mulheres ganhando mais fora do lar, contribuíram para baixar as taxas de divórcio.

  • 3. Dê espaço para o seu cônjuge

  • Muitos casais acreditam que o melhor é fazer tudo sempre juntos, mas ter atividades separadas pode ser muito bom para a harmonia do relacionamento. Esta é a principal mensagem do novo livro de Iris Krasnow, "The Secret Lives of Wives", que se baseia em entrevistas com mais de 200 mulheres de diferentes situações educacionais, sociais e econômicas, todas em casamentos a longo prazo.

  • Advertisement
  • Antes de buscar satisfação no relacionamento é preciso que ambos os cônjuges busquem satisfação própria. Pessoas inteiras, com boa autoestima são capazes de promover uniões felizes.

  • 4. Faça sexo

  • De acordo com um estudo recente publicado nos EUA, os casais que estão insatisfeitos com sua vida sexual são mais propensos a considerar o divórcio e denominam seu casamento como "infeliz". Wolf, autor do artigo citado na matéria, reafirma o que muitos outros estudos comprovam: o sexo tem grande importância, especialmente, para os relacionamentos de longo prazo.

  • 5. Pratique pequenas e reconhecíveis ações

  • Tara Parker-Pope, blogueira de saúde, revela que muitas pesquisas mostram que os principais determinantes dos casamentos felizes e duradouros são, de fato, coisas pequenas e tangíveis, como ter pelo menos cinco interações positivas para cada interação negativa. Tocar, sorrir e elogiar são exemplos de pequenas ações que produzem grandes resultados. A blogueira salienta que a forma como você trata seu parceiro durante os primeiros três minutos depois de uma briga também tem grande relevância.

  • O divórcio pode acontecer com qualquer casal, mas não é algo que se almeja. As pessoas casam desejando um relacionamento feliz e duradouro, por isso vale a pena se esforçar por fazer o seu melhor.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

5 passos científicos para evitar o divórcio

Estudos indicam maneiras claras e objetivas de manter um relacionamento feliz e duradouro.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr