Causas comuns da Urticária e como tratá-la

Coceira, vermelhidão, inchaço são os principais sintomas da urticária, doença bastante comum que afeta 20% da população do mundo em algum momento de suas vidas.

Renata Finholdt

Talvez você já tenha se deparado com algum caso de alergia de pele em alguém de sua família ou em você mesmo, elas são muito comuns. As sensações não são nada agradáveis: coceira, inchaço, vermelhidão são algumas das mais comuns.

A urticária, apesar de trazer muito incômodo, normalmente tende a desaparecer sozinha, sem necessitar de tratamento, porém, há casos mais graves em que a busca por ajuda médica é necessária para aliviar os sintomas e contribuir para o desaparecimento da doença.

Algo interessante para salientar é que esse tipo de alergia pode ser ocasionada por diversos fatores diferentes em épocas diferentes da vida, o que é considerado alergia por saturação.

O contato com pelo de animais, fortes odores, frutos do mar, produtos químicos, picadas de inseto, estresse, mudança de clima, além da baixa imunidade e distúrbios da tireoide podem ser alguns dos fatores para o surgimento da coceira e vermelhidão.

Seu surgimento é bastante perceptível, a coceira na pele e vergões vermelhos e inchados, normalmente são os primeiros sinais que surgem. Logo após esses sintomas, podem se espalhar e a coceira passa a se tornar mais intensa. Ainda é possível que os vergões desapareçam do local de seu início para surgir novamente em outra parte do corpo.

Advertisement

Quando a urticária é muito intensa, o uso de medicamentos histamínicos se faz necessário, e para isso uma consulta médica é fundamental para que o médico determine qual o medicamento correto para o tratamento e a dose ideal para cada caso.

Caso ela apareça com frequência, é importante descobrir, através de exames específicos, quais são os agentes causadores para que seja possível se distanciar do agente agressor e assim manter a saúde em ordem. Testes alérgicos são feitos pelo médico alergista que irá então lhe indicar quais os fatores de risco alérgico para você.

No momento de uma crise de urticária é importante lembrar:

  • Nunca se automedique, siga sempre orientações médicas.

  • Compressas geladas sobre os vergões ajudam a aliviar a coceira.

    Advertisement
  • Se notar vergões em várias partes do corpo, ou uma reação intensa após ingestão de algum alimento ou remédio, busque a emergência médica, inchaços na região da garganta podem dificultar a respiração.

  • Evite coçar, você pode provocar lesões na pele, o que torna a situação ainda pior.

  • Procure manter a calma, o estresse pode agravar ainda mais as lesões.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.